A Professora e a Maleta
A professora era gorducha; a maleta também. A Professora era jovem; a maleta
era velha, meio estragada, e de um lado tinha o desenho de um garoto e uma
garota de mãos dadas, vestindo igual, cabelo igual, risada igual.
A professora gostava de ver a classe contente, mal entrava na aula e já ia
contando uma coisa engraçada. Depois abria a maleta e escolhia o pacote do dia.
Tinha pacote pequenininho, médio, grande, tinha pacote embrulhado em papel de
seda, metido em saquinho de plástico, tinha pacote tudo quanto é cor; não era à
toa que a maleta ficava gorda daquele jeito.
Só pela cor do pacote as crianças já sabiam o que ia acontecer. Pacote azul era
dia de inventar brincadeira de juntar menino e menina; não ficava mais valendo
aquela história mofada de menino só brinca disso, menina só brinca daquilo,
meninos do lado de cá, meninas do lado de lá. Pacote cor-de-rosa era dia de
aprender a cozinhar. A professora remexia no pacote, entrava e saia da classe
e, de repente, pronto! Montava um fogão com bujãozinho de gás e tudo. Era um
tal de experimentar receita que só vendo.
Pacote vermelho era dia de viajar: saía retrato do mundo inteiro de lá do fundo
do pacote; espalhavam aquilo tudo pela classe; enfileiravam as carteiras pra
fingir de avião e de trem; quando chegavam nos retratos um ia contando pro
outro tudo que sabia do lugar.
Tinha um pacote cor-de-burro-quando-foge que a Professora nunca chegou a abrir.
Todo dia ela botava o pacote em cima da mesa. Mas na hora de abrir ficava
pensando se abria ou não, e acabava guardando o pacote de novo.
Pacote verde era dia de aprender a pregar botão, botar fecho, fazer bainha na
calça e na saia. Se o verde era bem forte, era dia de aprender a cortar unha e
cabelo. Verde bem clarinho era dia de consertar sapato. E tinha um verde, que
não era forte nem claro, era um verde amarelado, que as crianças adoravam: era
dia da professora abrir pacote de história. Cada história ótima.
E tinha um pacote branco que só servia pra Professora esconder e pra turma
brincar de achar. Quem achava ia pro quadro-negro dar aula. No princípio
ninguém procurava direito: coisa mais chata dar aula! E aula de quê?
__ Conta a tua vida, ué, mostra o que você sabe fazer.
Lygia Bojunga Nunes – A Casa da Madrinha.
O texto A Professora e a maleta é parte de uma história. Nele o narrador
apresenta ao leitor as características da personagem.
1- No primeiro
parágrafo o narrador apresenta duas características da personagem.
a- Quais são elas?
______________________________________________________
b- Essas características são físicas ou interiores?
_______________________________________________________
2- O narrador
apresenta a maleta como fazendo parte da própria personagem.
a- Em que a maleta e a Professora são iguais?
_______________________________________________________
b- Em que elas são diferentes?
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3- No segundo
parágrafo, com base nas atitudes da personagem, é possível identificar uma
característica interior. Qual é essa característica?
_______________________________________________________
4- As crianças
sabiam a atividades que a professora daria na aula pela cor do pacote.
Relacione a
cor do pacote com a atividade do dia:
1 – pacote
azul
( ) dia de aprender a cozinhar;
2 – pacote
vermelho
( ) dia de aprender a pregar
botão;
3-
pacote
verde
( ) dia de consertar sapato;
4-
pacote
cor-de-rosa
( ) dia de contar história
( ) dia de juntar menino e menina
5- pacote
verde-amarelo
6- pacote
verde-escuro
( ) dia de viajar;
7- pacote
verde-claro
( ) dia de esconde-esconde;
8- pacote
branco
( )dia de aprender cortar unha e cabelo.
5- Reescreva as frases abaixo, substituindo as palavras em destaque
por antônimos:
a- “A Professora
era gorducha”
_______________________________________________________
b- “Todo dia ela
botava o pacote em cima da mesa”.
_______________________________________________________
c- “Depois abria
a maleta e escolhia o pacote do dia”.
_________________________________________________________
6- Agora,
invente um pacote. Conte:
a- de que cor
era? b- o que ele continha? c- o que a classe
fazia?
7- “Tinha
um pacote cor-de-burro-quando-foge que a Professora nunca chegou a abrir.”
Imagine que um
dia a professora abriu esse pacote. O que aconteceu?
Montagem e
Remontagem de Textos, 4ª Série, de Hermínio Sargentim - IBEP - 2001 - ps. 58 a
62.
Esta atividade foi uma contribuição de Hebe Gomes
Dorado. Recebido por mim em Encontros pedagógicos da SRE.
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