SEQUENCIA DIDÁTICA: IDENTIDADE
TEMA: Família,nosso bem maior.
Turma: 1º e 2º ano.
SEQUENCIA DIDÁTICA
CONTEÚDOS :
PROJETO IDENTIDADE
· Família: semelhanças e diferenças;
. Profissões
. Valores: Respeito, amor, harmonia,união
· Sequência numérica;
· Escrita por extenso de números até 5.
· Noções de tamanho, grossura;
· Formas geométricas
· Leitura e escrita, oralidade.
OBJETIVOS:
· Desenvolver habilidades de ouvir, ler e escrever
· Conhecer a história da sua vida e da sua família;
· Identificar dados pessoais e familiares
. Desenvolver valores cultivados na família;
· Desenvolver conceitos de diferenças e semelhanças
· Conhecer e fixar nomes de colegas e familiares
· Obter noções de sequência numéricas
· Desenvolver noções de tamanho, espessura;
· Desenvolver habilidades de medir, contar, comparar;
· Identificar e utilizar as formas geométricas
SEGUNDA-FEIRA:
Atividade Sequenciada:
Inicial: Leitura deleite do texto:
O MUNDO QUE DEUS SONHOU...
PARA MIM E MINHA FAMÍLIA...
AO CRIAR O HOMEM E A MULHER, DEUS INSTITUIU A FAMÍLIA HUMANA. SEUS MEMBROS SÃO PESSOAS IGUAIS EM DIGNIDADE. PARA O BEM COMUM DE SEUS MEMBROS E DA SOCIEDADE, A FAMÍLIA TEM RESPONSABILIDADES, DIREITOS E DEVERES.
AS RELAÇÕES DENTRO DA FAMÍLIA TRAZEM CONSIGO UMA AFINIDADE DE SENTIMENSTO, DE AFETOS E DE INTERESSES. AFINIDADE QUE NASCE DO RESPEITO MÚTUO ENTRE AS PESSOAS.
A FAMÍLIA É A COMUNIDADE NA QUAL, DESDE A INFÂNCIA, SE PODE APRENDER OS VALORES MORAIS, TAIS COMO HONRAR A DEUS E USAR CORRETAMENTE A LIBERDADE. A VIDA EM FAMÍLIA É A INICIAÇÃO PARA A VIDA EM SOCIEDADE.
DEVERES DOS MEMBROS DA FAMÍLIA
OS FILHOS DEVEM A SEUS PAIS RESPEITO, GRATIDÃO, OBEDIÊNCIA E AJUDA, FAVORECENDO A HARMONIA DE TODA A VIDA FAMILIAR.
DEUS NOS CRIOU PARA CONVIVERMOS COM OUTRAS PESSOAS E SERMOS FELIZES.
ATRAVÉS DA FAMÍLIA, NÓS CRESCEMOS E ADQUIRIMOS CONDIÇÕES PARA DESENVOLVER O PLANO DE DEUS EM NOSSA VIDA.
OS PAIS SÃO OS PRIMEIROS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO DE SEUS FILHOS NA FÉ, NA ORAÇÃO E EM TODAS AS VIRTUDES.
· .Após a leitura, conversar com os alunos sobre o texto lido.
Leitura e escrita da CANTIGA: NANA NENÉ para ordenação, ajuste do falado.
ao escrito, análise e discussão com base na localização de palavra no texto.
NANA NENÉM
QUE A CUCA VEM PEGA
PAPAI FOI A ROÇA
MAMÃE FOI PASSEA.
Atividade sequenciada:
Conversa sobre as famílias, discutindo sobre os diferentes tipos de família.
VAMOS CONHECER A FAMÍLIA DE FELIPE. ELE MORA COM SEUS PAIS, SEU IRMÃO MAIS VELHO E SUA IRMÃ. ELE TEM MUITO CARINHO POR TODOS DE SUA FAMÍLIA.
PINTE A FAMÍLIA DE FELIPE E CRIE NOMES PARA CADA UM DELES.
__________________ _________________ __________ __________________ _________________
Discutir: “Há diferentes tipos de família.”- Pedir a cada um que fale como é formada sua família ( Quem vive em casa com ele/ ela)
Momento matemática:
Utilizando a atividade anterior compare as semelhanças e diferenças de sua família e da família de Felipe. Enumere de acordo com a realidade que você tem em casa. Ex. 1 pai, 1 mãe, 2 irmãos. Comparar: Família maior,menor.Comparar com a de Felipe, com as dos colegas da turma. Descobrir a diferença entre membros da família de Felipe e da sua. Escrever quantidades de membros da sua família por extenso.
Membros da família |
Minha família |
Família de Felipe |
Pai |
||
Mãe |
||
Irmão |
||
Irmã |
||
PARA CASA: FAÇA UMA LISTA DOS NOMES DAS PESSOAS DE SUA FAMÍLIA .TENTE ESCREVER SOZINHO .
TERÇA-FEIRA:
Hora da novidade: Conversa sobre o que fazem os membros da família de cada um. Local onde trabalham- zona rural ou urbana. Profissão dos pais...
Atividade :Leitura deleite da letra da Música( Observação: Após a leitura pode-se colocar a música para os alunos ouvirem) :
Família – Titãs
Família, família
Papai, mamãe, titia,
Almoça junto todo dia,
Nunca perde essa mania.
Mas quando a filha quer fugir de casa
Precisava descolar um ganha-pão
Filha de família se não casa
Papai, mamãe, não dão nem um tostão,
Família ê,
Família a
Família
Família, família,
Vovô, vovó, sobrinha.
Família, família
Janta junto todo dia.
Nunca perde essa mania
Mas quando o nenê fica doente
Procura uma farmácia de plantão
O choro do nenê é estridente
Assim não dá pra ver televisão.
Família ê
Família a
Família
Família, família
Cachorro, gato, galinha
Família, família
Vivi junto todo dia
Nunca perde essa mania
A mãe morre de medo de barata,
O pai vive com medo de ladrão,
Jogaram inseticida pela casa,
Botaram cadeado no portão.
Família ê
Família a
Família.
Atividade sequenciada:
Ouvir e cantar a música a Família dos Titãs fazendo identificação dos nomes dos membros da própria família para listagem.
Leitura do texto (abaixo) sobre a família e continuar a atividade abaixo.
A FAMÍLIA
Nem sempre a família é formada de forma tradicional. O importante é ter ao seu lado as pessoas que gostam de você e lhe oferecem condições para você crescer de forma saudável e ter um furturo feliz.
TAREFA: PESQUISAR PALAVRAS QUE RIMEM COM OS NOMES DAS PESSOAS DE SUA FAMÍLIA. Ex. Manoel- papel; Maria- bacia etc.
QUARTA-FEIRA:
ATIVIDADE PERMANENTE:
Inicial: Leitura deleite da Fábula
Chapeuzinho roxo
Era uma vez uma menina chamada Deise, e amava a cor roxa, ela gostava de ir a floresta muito para visitar sua vovó.
Um dia, sua mãe Daniela foi passear pela
cidade para comprar uma roupas para chapeuzinho, e já que ela ficou sozinha,
fez uma festa em casa. Quando a festa estava pronta, ela foi na casa de sua avó
para convida-lá e viu um lobo no caminho, e ele começou a falar com ela:
- Olá bela garotinha! –
ele estava falando com muita água na boca afim de comer a sua cestinha – O que
tem na cesta?
-Tenho uns convites e uns bombons!
- Ah, fica com eles, mas, pra onde você vai?
- Vou para a casa da minha vó.
- Então tchau!
- Tchau!
E lá se foi ela, andando com seu lindo vestido de capuz roxo.
Quando chegou lá, ela ouviu rosnados no
quarto de sua avó, e quando chegou lá… Era o lobo!!!! Então ele viu ela e
correu para come- la. Quando ouviu um som, era os caçadores. Ele ficou louco e
pediu para a chapeuzinho o proteger, ela não quis, e ele fez uma proposta:
- Chapeuzinho, prometo
tirar minha dentadura se me salvar!
- Promete?
- Sim, sim, ó!
Ele tirou a dentadura.
Quando ele saiu os guardas o cercaram e ela
saiu junto e ela disse:
- Calma rapazes, é só o
Rex lobão, meu cachorro.
- Tem certeza de que não é um lobo?
- Sim!
-Tá, passa.
Depois dos caçadores irem embora, ela largou o lobo beeeeeem calminho, e voltou para a casa da vovó e procurou ela. Achou! Levou ela para o banho e depois ela foi para a casa de chapeuzinho.
Fim
Esta história ensina a:
•Não falar com estranhos
•Não sair ou dar festas em quanto os seus pais estiverem fora e sem permissão
•Confiar nas pessoas quando elas realmente estão falando a verdade provando isso á você
Leitura e escrita da PARLENDA A CAZINHA DA VOVÓ para ordenação, ajuste do falado ao escrito, análise e discussão com base na localização das palavras no texto.
PARLENDA
A CASINHA DA VOVÓ
CERCADINHA DE CIPÓ
O CAFÉ TÁ DEMORANDO
COM CERTEZA NÃO TEM PÓ!
Atividade sequenciada:
Continuação do álbum Identidade: Minha família
Momento matemática:
Utilizando a PARLENDA A GALINHA DA VIZINHA, trabalhar a galinha da VOVOZINHA com objetivo de trabalhar a escrita por extenso dos nomes dos números até DEZ( ensinar para 1º ano e retomando no 2º ano)
A GALINHA DA VOVOZINHA
BOTA OVO VERMELHINHO
BOTA UM
BOTA DOIS
BOTA TRÊS
BOTA QUATRO
BOTA CINCO
BOTA SEIS
BOTA SETE
BOTA OITO
BOTA NOVE
BOTA DEZ.
Tarefa: Solicite que sua família lhe conte uma história, tente escrever os nomes dos personagens e faça um lindo desenho para representar.
QUINTA-FEIRA:
ATIVIDADE PERMANENTE:
Inicial:: Momento criança – A criança contará à história que ouviu dos pais e mostrará a ilustração para os demais colegas. Expor os desenhos em mural.
Leitura e escrita da cruzadinha, para ajuste do falado ao escrito, análise e discussão com base na localização de palavras no banco de dados.
Sequencia didática:
Observação da ilustração para criação de texto oral e escrito.
Enumere as sequencias apresentadas na gravura a baixo e tente identificar os personagens principais, ou seja os responsáveis por sua vida.
MOMENTO EDUCAÇÃO FÍSICA:
Brincadeira: Mamãe galinha. (Venham cá meus pintinhos...)
Sorteio de um membro das famílias ( pode ser avó ou avô) para vir até a escola contar uma história para a turma.
Tarefa: Produza A ILUSTRAÇÃO DE SUA FAMÍLIA, CONTANDO A ORIGEM DELA
SEXTA-FEIRA:
Hora da Novidade
Atividade permanente:
Inicial: Leitura da lista de nomes dos membros da família de cada aluno.
Escrita dos nomes da lista.
Atividade sequenciada:
CAÇA-PALAVRAS: MEMBROS DA FAMÍLIA
PRIMO – PRIMA – TITIO- TITIA PAPAI – MAMÃE – VOVÔ – VOVÔ- IRMÃO – IRMÃ – FILHO – FILHA |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
MOMENTO ARTE:
Utilizando as formas geométricas: triângulo,
quadrado e retângulo construir uma casa que represente a sua residência
Família Original
Aqui mora um alegre pessoal |
til til Tão forte o papai polegar, |
CULMINÂNCIA: Festa da Família- com uma linda apresentação cultural das crianças. Os membros da família sorteada neste dia, contarão uma história para todos os alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Obrigada!