sexta-feira, 19 de agosto de 2016

SEQUENCIA DIDÁTICA: IDENTIDADE





TEMA: Família,nosso bem maior.

Turma: 1º  e 2º ano.


SEQUENCIA DIDÁTICA
CONTEÚDOS :
PROJETO IDENTIDADE

·         Família: semelhanças e diferenças;
.         Profissões
.         Valores: Respeito, amor, harmonia,união
·         Sequência numérica;
·         Escrita por extenso de números até 5.
·         Noções de tamanho, grossura;
·         Formas geométricas
·         Leitura e escrita, oralidade.

OBJETIVOS:
·         Desenvolver habilidades de ouvir, ler e escrever.
·         Conhecer a história da sua vida e da sua família;
·         Identificar dados pessoais e familiares
.         Desenvolver valores cultivados na família;
·         Desenvolver conceitos de diferenças e semelhanças
·         Conhecer e fixar nomes de colegas e familiares
·         Obter noções de sequência numéricas
·         Desenvolver noções de tamanho, espessura;
·         Desenvolver habilidades de medir, contar, comparar;
·         Identificar e utilizar as formas geométricas

SEGUNDA-FEIRA:
Atividade Sequenciada:
Inicial: Leitura deleite do texto: O mundo que Deus sonhou para mim e minha família

O MUNDO QUE DEUS SONHOU...
PARA MIM E MINHA FAMÍLIA...

AO CRIAR O HOMEM E A MULHER, DEUS INSTITUIU A FAMÍLIA HUMANA. SEUS MEMBROS SÃO PESSOAS IGUAIS EM DIGNIDADE. PARA O BEM COMUM DE SEUS MEMBROS E DA SOCIEDADE, A FAMÍLIA TEM RESPONSABILIDADES, DIREITOS E DEVERES.
AS RELAÇÕES DENTRO DA FAMÍLIA TRAZEM CONSIGO UMA AFINIDADE DE SENTIMENSTO, DE AFETOS E DE INTERESSES. AFINIDADE QUE NASCE DO RESPEITO MÚTUO ENTRE AS PESSOAS. 
A FAMÍLIA É A COMUNIDADE NA QUAL, DESDE A INFÂNCIA, SE PODE APRENDER OS VALORES MORAIS, TAIS COMO HONRAR A DEUS E USAR CORRETAMENTE A LIBERDADE. A VIDA EM FAMÍLIA É A INICIAÇÃO PARA A VIDA EM SOCIEDADE.

DEVERES DOS MEMBROS DA FAMÍLIA

OS FILHOS DEVEM A SEUS PAIS RESPEITO, GRATIDÃO, OBEDIÊNCIA E AJUDA, FAVORECENDO A HARMONIA DE TODA A VIDA FAMILIAR.
DEUS NOS CRIOU PARA CONVIVERMOS COM OUTRAS PESSOAS E SERMOS FELIZES. 
ATRAVÉS DA FAMÍLIA, NÓS CRESCEMOS E ADQUIRIMOS CONDIÇÕES PARA DESENVOLVER O PLANO DE DEUS EM NOSSA VIDA.
OS PAIS SÃO OS PRIMEIROS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO DE SEUS FILHOS NA FÉ, NA ORAÇÃO E EM TODAS AS VIRTUDES.


Leitura e escrita da cantiga: NANA NENÉ para ordenação, ajuste do falado.
ao escrito, análise e discussão com base na localização de palavra no texto.

NANA NENÉM
QUE A CUCA VEM PEGAR
PAPAI FOI A ROÇA
 MAMÃE FOI PASSEAR.

Atividade sequenciada:
Conversa sobre as famílias de cada um, discutindo sobre os diferentes tipos de família que existem  .


VAMOS CONHECER A FAMÍLIA DE FELIPE. ELE MORA COM SEUS PAIS, SEU IRMÃO MAIS VELHO E SUA  IRMÃ. ELE TEM MUITO CARINHO POR TODOS DE SUA FAMÍLIA.

PINTE A FAMÍLIA DE FELIPE E CRIE NOMES PARA CADA UM DELES.
 __________________       _________________     __________       __________________        _________________

Discutir: “Há diferentes tipos de família.”-  Pedir a cada um que fale como é formada sua família ( Quem vive em casa com ele/ ela)


 
Matemática:
Utilizando a  atividade anterior  compare as semelhanças e diferenças de sua família e da família de  Felipe. Enumere de acordo com a realidade que você tem em casa. Ex.  1- pai, 1- mãe, 2 irmãos (colocar o número de irmãos de cada um quando houver).  Comparar: Família maior, menor. Comparar com a de Felipe, com as dos colegas da turma. Descobrir a diferença entre membros da família de Felipe e da sua. Escrever quantidades de membros da sua família  por extenso.
Membros da família
Minha família
Família de Felipe
Pai


Mãe


Irmão


Irmã






PARA CASA:  FAÇA UMA LISTA DOS NOMES DAS PESSOAS DE SUA FAMÍLIA .TENTE ESCREVER SOZINHO . SE NÃO CONSEGUIR PEÇA AJUDA.

TERÇA-FEIRA:

Hora da novidade Conversa sobre o que fazem os membros da família de cada um. Local onde trabalham- zona rural ou urbana. Profissão dos pais...

Atividade:Leitura deleite da letra da Música :

Família – Titãs

Família, família
Papai,
 mamãe, titia,
Almoça junto todo dia,
Nunca perde essa mania.
Mas quando a
 filha quer fugir de casa
Precisava descolar um ganha-pão
Filha de família se não casa
Papai, mamãe, não dão nem um tostão,
Família ê,
Família a
Família

Família, família,
Vovô, vovó, sobrinha.
Família, família
Janta junto todo dia.
Nunca perde essa mania
Mas quando o nenê fica doente
Procura uma farmácia de plantão
O choro do nenê é estridente
Assim não dá pra ver televisão.
Família ê
Família a
Família

Família, família
Cachorro, gato, galinha
Família, família
Vivi junto todo dia
Nunca perde essa mania
A
 mãe morre de medo de barata,
O pai vive com medo de ladrão,
Jogaram inseticida pela casa,
Botaram cadeado no portão.
Família ê
Família a
Família.


Atividade sequenciada:
Ouvir e cantar a música a Família dos Titãs fazendo identificação dos nomes dos membros da própria  família para listagem.

Leitura do texto (abaixo) sobre a família e continuar a atividade abaixo.

 A FAMÍLIA
Nem sempre a família é formada de forma tradicional. O importante é ter ao seu lado as pessoas que gostam de você e lhe oferecem condições para você crescer de forma saudável e ter um furturo feliz.
TAREFA: PESQUISAR PALAVRAS QUE RIMEM COM OS NOMES DAS PESSOAS DE SUA FAMÍLIA. Ex. Manoel- papel; Maria- bacia etc.

QUARTA-FEIRA:
ATIVIDADE PERMANENTE:
Inicial: Leitura deleite da Fábula

 Chapeuzinho roxo
Era uma vez uma menina chamada Deise, e amava a cor roxa, ela gostava de ir a floresta muito para visitar sua vovó.
Um dia, sua mãe Daniela foi passear pela cidade para comprar uma roupas para chapeuzinho, e já que ela ficou sozinha, fez uma festa em casa. Quando a festa estava pronta, ela foi na casa de sua avó para convida-lá e viu um lobo no caminho, e ele começou a falar com ela:
- Olá bela garotinha! – ele estava falando com muita água na boca afim de comer a sua cestinha – O que tem na cesta?
-Tenho uns convites e uns bombons!
- Ah, fica com eles, mas, pra onde você vai?
- Vou para a casa da minha vó.
- Então tchau!
- Tchau!
E lá se foi ela, andando com seu lindo vestido de capuz roxo.
Quando chegou lá, ela ouviu rosnados no quarto de sua avó, e quando chegou lá… Era o lobo!!!! Então ele viu ela e correu para come- la. Quando ouviu um som, era os caçadores. Ele ficou louco e pediu para a chapeuzinho o proteger, ela não quis, e ele fez uma proposta:
- Chapeuzinho, prometo tirar minha dentadura se me salvar!
- Promete?
- Sim, sim, ó!
Ele tirou a dentadura.
Quando ele saiu os guardas o cercaram e ela saiu junto e ela disse:
- Calma rapazes, é só o Rex lobão, meu cachorro.
- Tem certeza de que não é um lobo?
- Sim!
-Tá, passa.
Depois dos caçadores irem embora, ela largou o lobo beeeeeem calminho, e voltou para a casa da vovó e procurou ela. Achou! Levou ela para o banho e depois ela foi para a casa de chapeuzinho.
Fim
Esta história ensina a:
•Não falar com estranhos
•Não sair ou dar festas em quanto os seus pais estiverem fora e sem permissão
•Confiar nas pessoas quando elas realmente estão falando a verdade provando isso á você


Leitura e escrita da  PARLENDA A CAZINHA DA VOVÓ  para ordenação, ajuste do falado ao escrito, análise e discussão com base na localização das palavras no texto.

PARLENDA
A CASINHA DA VOVÓ
CERCADINHA DE CIPÓ
O CAFÉ TÁ DEMORANDO
COM CERTEZA NÃO TEM PÓ!

Atividade sequenciada:
Continuação do álbum Identidade: Minha família

Momento matemática:
Utilizando  a PARLENDA a galinha da VOVOZINHA trabalhar a escrita por extenso dos nomes dos números até  DEZ.
A GALINHA DA VOVOZINHA
BOTA OVO VERMELHINHO
BOTA UM
BOTA DOIS
BOTA TRÊS
BOTA QUATRO
BOTA CINCO
BOTA SEIS
BOTA  SETE
BOTA OITO
BOTA  NOVE
BOTA DEZ.

Tarefa:  Solicite que sua família lhe conte uma história, tente escrever os nomes dos personagens e faça um lindo desenho para representar.

QUINTA-FEIRA:
ATIVIDADE PERMANENTE:
Inicial:: Momento criança – A criança contará à história que ouviu dos pais e mostrará a ilustração para os demais colegas.
Leitura e escrita da cruzadinha, para ajuste do falado ao escrito, análise e discussão com base na localização de palavras no banco de dados.

Sequencia didática:
Observação da ilustração para criação de texto oral e escrito.
Enumere as sequencias apresentadas na gravura a  baixo e tente identificar  os personagens principais, ou seja os responsáveis por sua vida.

MOMENTO EDUCAÇÃO FÍSICA:
Brincadeira: Mamãe galinha. (Venham cá meus pintinhos...)

Sorteio de um membro das famílias ( pode ser avó ou avô)  para vir até a escola contar uma história para a turma.

Tarefa:   Produza  A ILUSTRAÇÃO DE SUA FAMÍLIA, CONTANDO A ORIGEM DELA

SEXTA-FEIRA:
Hora da Novidade

Atividade permanente:
Inicial: Leitura da lista de nomes dos membros da família de cada aluno.
Escrita dos nomes da lista.
Atividade sequenciada:
CAÇA-PALAVRAS: MEMBROS DA FAMÍLIA
T
K
P
F
V
W
M
T
I
V
F
I
K
A
I
O
W
A
I
R
O
I
T
K
P
L
V
W
M
T
M
V
L
I
K
A
H
Ó
W
Ã
I
Â
Ô
H
A
K
I
O
W
W
E
O
K
K
A
K
K
W
K
K
W
Y
Y
Y
Y
Y
W
I
R
M
Ã
O
K
K
K
K
K
P
R
I
M
O
K
P
R
I
M
O

PRIMO – PRIMA – TITIO- TITIA PAPAI – MAMÃE – VOVÔ – VOVÔ- IRMÃO – IRMÃ – FILHO – FILHA 


MOMENTO ARTE:
Utilizando as formas geométricas: triângulo, quadrado e retângulo construir uma casa que represente a sua residência.

Família  Original


Aqui mora um alegre pessoal
Família tão original
Um pai, uma mãe, um irmão e uma irmã,
Um bebê tão alegre e gentil,
til til
Um bebê tão alegre e gentil,

til til
Tão forte o papai polegar,
tão doce a mãezinha do lar,
o irmão é o maior,
a irmã é a menor,
bebê vamos nós embalar
ha ha
bebê vamos nós embalar
ha há

CULMINÂNCIA: Festa da Família- com uma linda apresentação cultural das  crianças. Um membro da família sorteada neste dia- avô ou avó preferencialmente-  contarão  uma história para todos os alunos.
                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Obrigada!

Sugestão de sequência didática

      SEQUENCIA DIDÁTICA : IDENTIDADE TEMA : Família,nosso bem maior. Turma : 1º   e 2º ano.   SEQUENCIA DIDÁTICA CONTEÚDOS : ...