TEMA: Família,nosso bem maior.
Turma: 1º e 2º
ano.
SEQUENCIA DIDÁTICA
CONTEÚDOS
:
PROJETO IDENTIDADE
· Família: semelhanças e diferenças;
.
Profissões
.
Valores: Respeito, amor, harmonia,união
· Sequência numérica;
· Escrita por extenso de números até 5.
· Noções de tamanho, grossura;
· Formas geométricas
· Leitura e escrita, oralidade.
OBJETIVOS:
· Desenvolver habilidades de ouvir, ler e escrever.
· Conhecer a história da sua vida e da sua família;
· Identificar dados pessoais e familiares
.
Desenvolver valores cultivados na família;
· Desenvolver conceitos de diferenças e semelhanças
· Conhecer e fixar nomes de colegas e familiares
· Obter noções de sequência numéricas
· Desenvolver noções de tamanho, espessura;
· Desenvolver habilidades de medir, contar, comparar;
· Identificar e utilizar as formas geométricas
SEGUNDA-FEIRA:
Atividade
Sequenciada:
Inicial: Leitura deleite
do texto: O mundo que Deus sonhou para mim e minha família
O MUNDO QUE DEUS SONHOU...
PARA MIM E MINHA FAMÍLIA...
AO CRIAR O HOMEM E A MULHER, DEUS INSTITUIU A
FAMÍLIA HUMANA. SEUS MEMBROS SÃO PESSOAS IGUAIS EM DIGNIDADE. PARA O BEM COMUM
DE SEUS MEMBROS E DA SOCIEDADE, A FAMÍLIA TEM RESPONSABILIDADES, DIREITOS E
DEVERES.
AS RELAÇÕES DENTRO DA FAMÍLIA TRAZEM CONSIGO UMA
AFINIDADE DE SENTIMENSTO, DE AFETOS E DE INTERESSES. AFINIDADE QUE NASCE DO RESPEITO
MÚTUO ENTRE AS PESSOAS.
A FAMÍLIA É A COMUNIDADE NA QUAL, DESDE A INFÂNCIA,
SE PODE APRENDER OS VALORES MORAIS, TAIS COMO HONRAR A DEUS E USAR CORRETAMENTE
A LIBERDADE. A VIDA EM FAMÍLIA É A INICIAÇÃO PARA A VIDA EM SOCIEDADE.
DEVERES DOS MEMBROS
DA FAMÍLIA
OS FILHOS DEVEM A SEUS PAIS RESPEITO, GRATIDÃO,
OBEDIÊNCIA E AJUDA, FAVORECENDO A HARMONIA DE TODA A VIDA FAMILIAR.
DEUS NOS CRIOU PARA CONVIVERMOS COM OUTRAS PESSOAS
E SERMOS FELIZES.
ATRAVÉS DA FAMÍLIA, NÓS CRESCEMOS E ADQUIRIMOS CONDIÇÕES
PARA DESENVOLVER O PLANO DE DEUS EM NOSSA VIDA.
OS PAIS SÃO OS PRIMEIROS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO
DE SEUS FILHOS NA FÉ, NA ORAÇÃO E EM TODAS AS VIRTUDES.
Leitura e escrita da
cantiga: NANA NENÉ para ordenação, ajuste do falado.
ao escrito, análise e
discussão com base na localização de palavra no texto.
NANA NENÉM
QUE A CUCA VEM PEGAR
PAPAI FOI A ROÇA
MAMÃE FOI PASSEAR.
Atividade
sequenciada:
Conversa sobre as
famílias de cada um, discutindo sobre os diferentes tipos de família que
existem .
VAMOS
CONHECER A FAMÍLIA DE FELIPE. ELE MORA COM SEUS PAIS, SEU IRMÃO MAIS VELHO E SUA IRMÃ. ELE TEM MUITO CARINHO POR TODOS DE SUA
FAMÍLIA.
PINTE
A FAMÍLIA DE FELIPE E CRIE NOMES PARA CADA UM DELES.
__________________ _________________ __________ __________________ _________________
Discutir: “Há diferentes
tipos de família.”- Pedir a cada um que
fale como é formada sua família ( Quem vive em casa com ele/ ela)
Matemática:
Utilizando a atividade anterior compare as semelhanças e diferenças de sua família
e da família de Felipe. Enumere de acordo com a realidade que você
tem em casa. Ex. 1- pai, 1- mãe, 2
irmãos (colocar o número de irmãos de cada um quando houver). Comparar: Família maior, menor. Comparar com
a de Felipe, com as dos colegas da turma. Descobrir a diferença entre membros
da família de Felipe e da sua. Escrever quantidades de membros da sua
família por extenso.
Membros da família
|
Minha família
|
Família de Felipe
|
Pai
|
||
Mãe
|
||
Irmão
|
||
Irmã
|
||
PARA
CASA: FAÇA UMA LISTA DOS NOMES DAS PESSOAS DE SUA
FAMÍLIA .TENTE ESCREVER SOZINHO . SE NÃO CONSEGUIR PEÇA AJUDA.
TERÇA-FEIRA:
Hora da novidade: Conversa sobre o que fazem os membros da família de
cada um. Local onde trabalham- zona rural ou urbana. Profissão dos pais...
Atividade:Leitura deleite da letra da Música :
Família – Titãs
Família, família
Papai, mamãe, titia,
Almoça junto todo dia,
Nunca perde essa mania.
Mas quando a filha quer fugir de casa
Precisava descolar um ganha-pão
Filha de família se não casa
Papai, mamãe, não dão nem um tostão,
Família ê,
Família a
Família
Família, família,
Vovô, vovó, sobrinha.
Família, família
Janta junto todo dia.
Nunca perde essa mania
Mas quando o nenê fica doente
Procura uma farmácia de plantão
O choro do nenê é estridente
Assim não dá pra ver televisão.
Família ê
Família a
Família
Família, família
Cachorro, gato, galinha
Família, família
Vivi junto todo dia
Nunca perde essa mania
A mãe morre de medo de barata,
O pai vive com medo de ladrão,
Jogaram inseticida pela casa,
Botaram cadeado no portão.
Família ê
Família a
Família.
Papai, mamãe, titia,
Almoça junto todo dia,
Nunca perde essa mania.
Mas quando a filha quer fugir de casa
Precisava descolar um ganha-pão
Filha de família se não casa
Papai, mamãe, não dão nem um tostão,
Família ê,
Família a
Família
Família, família,
Vovô, vovó, sobrinha.
Família, família
Janta junto todo dia.
Nunca perde essa mania
Mas quando o nenê fica doente
Procura uma farmácia de plantão
O choro do nenê é estridente
Assim não dá pra ver televisão.
Família ê
Família a
Família
Família, família
Cachorro, gato, galinha
Família, família
Vivi junto todo dia
Nunca perde essa mania
A mãe morre de medo de barata,
O pai vive com medo de ladrão,
Jogaram inseticida pela casa,
Botaram cadeado no portão.
Família ê
Família a
Família.
Atividade
sequenciada:
Ouvir e cantar a música
a Família dos Titãs fazendo identificação dos nomes dos membros da própria família para listagem.
Leitura do texto
(abaixo) sobre a família e continuar a atividade abaixo.
A FAMÍLIA
Nem sempre a família é formada de forma
tradicional. O importante é ter ao seu lado as pessoas que gostam de você e lhe
oferecem condições para você crescer de forma saudável e ter um furturo feliz.
TAREFA: PESQUISAR
PALAVRAS QUE RIMEM COM OS NOMES DAS PESSOAS DE SUA FAMÍLIA. Ex. Manoel- papel;
Maria- bacia etc.
QUARTA-FEIRA:
ATIVIDADE
PERMANENTE:
Inicial: Leitura deleite
da Fábula
Chapeuzinho roxo
Era
uma vez uma menina chamada Deise, e amava a cor roxa, ela gostava de ir a
floresta muito para visitar sua vovó.
Um
dia, sua mãe Daniela foi passear pela cidade para comprar uma roupas para
chapeuzinho, e já que ela ficou sozinha, fez uma festa em casa. Quando a festa
estava pronta, ela foi na casa de sua avó para convida-lá e viu um lobo no
caminho, e ele começou a falar com ela:
- Olá bela garotinha! – ele estava falando com muita água na boca afim de comer a sua cestinha – O que tem na cesta?
- Olá bela garotinha! – ele estava falando com muita água na boca afim de comer a sua cestinha – O que tem na cesta?
-Tenho
uns convites e uns bombons!
- Ah,
fica com eles, mas, pra onde você vai?
- Vou
para a casa da minha vó.
-
Então tchau!
-
Tchau!
E lá
se foi ela, andando com seu lindo vestido de capuz roxo.
Quando
chegou lá, ela ouviu rosnados no quarto de sua avó, e quando chegou lá… Era o
lobo!!!! Então ele viu ela e correu para come- la. Quando ouviu um som, era os
caçadores. Ele ficou louco e pediu para a chapeuzinho o proteger, ela não quis,
e ele fez uma proposta:
- Chapeuzinho, prometo tirar minha dentadura se me salvar!
- Promete?
- Sim, sim, ó!
- Chapeuzinho, prometo tirar minha dentadura se me salvar!
- Promete?
- Sim, sim, ó!
Ele
tirou a dentadura.
Quando
ele saiu os guardas o cercaram e ela saiu junto e ela disse:
- Calma rapazes, é só o Rex lobão, meu cachorro.
- Calma rapazes, é só o Rex lobão, meu cachorro.
- Tem
certeza de que não é um lobo?
- Sim!
- Sim!
-Tá,
passa.
Depois
dos caçadores irem embora, ela largou o lobo beeeeeem calminho, e voltou para a
casa da vovó e procurou ela. Achou! Levou ela para o banho e depois ela foi
para a casa de chapeuzinho.
Fim
Esta
história ensina a:
•Não falar com estranhos
•Não falar com estranhos
•Não
sair ou dar festas em quanto os seus pais estiverem fora e sem permissão
•Confiar
nas pessoas quando elas realmente estão falando a verdade provando isso á você
Leitura e escrita
da PARLENDA A CAZINHA DA VOVÓ para ordenação, ajuste do falado ao escrito,
análise e discussão com base na localização das palavras no texto.
PARLENDA
A CASINHA DA VOVÓ
CERCADINHA DE CIPÓ
O CAFÉ TÁ DEMORANDO
COM CERTEZA NÃO TEM PÓ!
Atividade
sequenciada:
Continuação do álbum
Identidade: Minha família
Momento
matemática:
Utilizando a PARLENDA a galinha da VOVOZINHA trabalhar a
escrita por extenso dos nomes dos números até
DEZ.
A GALINHA DA VOVOZINHA
BOTA OVO VERMELHINHO
BOTA UM
BOTA DOIS
BOTA TRÊS
BOTA QUATRO
BOTA CINCO
BOTA SEIS
BOTA SETE
BOTA OITO
BOTA NOVE
BOTA DEZ.
Tarefa: Solicite que sua família lhe conte uma
história, tente escrever os nomes dos personagens e faça um lindo desenho para
representar.
QUINTA-FEIRA:
ATIVIDADE
PERMANENTE:
Inicial:: Momento
criança – A criança contará à história que ouviu dos pais e mostrará a
ilustração para os demais colegas.
Leitura e escrita da
cruzadinha, para ajuste do falado ao escrito, análise e discussão com base na
localização de palavras no banco de dados.
Sequencia
didática:
Observação da ilustração
para criação de texto oral e escrito.
Enumere as sequencias apresentadas na gravura
a baixo e tente identificar os personagens principais, ou seja os responsáveis
por sua vida.
MOMENTO
EDUCAÇÃO FÍSICA:
Brincadeira: Mamãe
galinha. (Venham cá meus pintinhos...)
Sorteio de um membro das
famílias ( pode ser avó ou avô) para vir
até a escola contar uma história para a turma.
Tarefa: Produza A ILUSTRAÇÃO
DE SUA FAMÍLIA, CONTANDO A ORIGEM DELA
SEXTA-FEIRA:
Hora
da Novidade
Atividade
permanente:
Inicial: Leitura da
lista de nomes dos membros da família de cada aluno.
Escrita dos nomes da
lista.
Atividade sequenciada:
CAÇA-PALAVRAS:
MEMBROS DA FAMÍLIA
PRIMO – PRIMA – TITIO- TITIA PAPAI – MAMÃE – VOVÔ
– VOVÔ- IRMÃO – IRMÃ – FILHO – FILHA
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
MOMENTO
ARTE:
Utilizando as formas
geométricas: triângulo, quadrado e retângulo construir uma casa que represente
a sua residência.
Família
Original
Aqui mora um alegre pessoal
Família tão original Um pai, uma mãe, um irmão e uma irmã, Um bebê tão alegre e gentil, til til Um bebê tão alegre e gentil, |
til til
Tão forte o papai polegar,
tão doce a mãezinha do lar, o irmão é o maior, a irmã é a menor, bebê vamos nós embalar ha ha bebê vamos nós embalar ha há |
CULMINÂNCIA: Festa da Família- com uma linda apresentação
cultural das crianças. Um membro da
família sorteada neste dia- avô ou avó preferencialmente- contarão uma história para todos os alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Obrigada!