Sequência Didática: Trabalhando com o poema a Casa de Vinícius de Moraes.
Era uma casa muito engraçada
Não tinha teto, não tinha nada
Não tinha teto, não tinha nada
Ninguém podia entrar nela, não
Porque na casa não tinha chão
Porque na casa não tinha chão
Ninguém podia dormir na rede
Porque na casa não tinha parede
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer pipi
Porque penico não tinha ali
Porque penico não tinha ali
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos bobos, número zero
Na rua dos bobos, número zero
1º
Dia – SENSIBILIZAÇÃO E INTRODUÇÃO
1º
momento:
·
Exibir o vídeo do poema cantando com as crianças;
·
Conversa na rodinha – Perguntar às crianças se eles já
ouviram o poema antes? se gostaram? Se sabem quem o escreveu? Se já ouviram
falar de Vinícius de Moraes. Conversar com elas sobre que foi Vinícius de
Moraes (Bibliografia), apresentar uma fotografia do escritor; e dizer a elas
que por um período estaremos trabalhando com alguns poemas escritos por ele e
que muitas coisas irão aprender ao estudar estes poemas.
·
Escrever o poema com letras garrafais (na classe, junto com
as crianças) A casa - em papel metro com o formato de casa;
·
Pedir para que as crianças ilustrem o cartaz pintando com:
tinta guache, ou giz de cera – afixá-lo na classe;
·
Exibir o vídeo ou música do poema novamente, cantando com as
crianças – apontando as palavras no cartaz (fazer isso algumas vezes);
2º
Dia: CÂNTICO, INTERPRETAÇÃO E CRIAÇÃO.
·
De posse do cartaz; colocar a música para as crianças
ouvirem, primeiro ler, depois cantar com elas várias vezes – apontando as
palavras no cartaz;
·
Interpretando oralmente o poema: Questionar oralmente às
crianças quanto:
- Qual é o título do poema?
- Quem é o seu autor?
- Sobre o que fala o mesmo?
- A casa da qual o poema fala é
igual ou diferente da que a gente mora? Por quê?
- Por que a casa do poema pode ser
considerada engraçada?
·
Fazendo arte: dar às crianças uma folha de papel com apenas
dois riscos e pedir para que elas, usando tinta guache e o dedo, completem o
desenho da casa colocando as partes que faltam nela de acordo com o poema:
teto, chão, paredes, o pinico, o número da casa e o nome da rua;
- Escreva na lousa o numero: 0 e o
nome da rua: RUA DOS BOBOS para as crianças se apoiarem;
- Questionar o que é o número ZERO =
0? Representa alguma coisa?
- Por que Rua do BOBOS?
3º
Dia – Ciências Humanas e Natureza
1º
momento:
·
Contação de história – os três porquinhos (com exibição de
vídeo, se possível. Se não, apresentação em cartaz);
·
Ao assistirem ao vídeo – em relação às casas dos Três
Porquinhos, os que puderam perceber? São iguais? São feitas dos mesmos
materiais?
·
Na rodinha – conversar com as crianças sobre que materiais
são necessários para a construção de uma casa onde se compra esses materiais.
·
Construindo coletivamente uma lista de materiais que usamos
para construir uma casa; “Para construir
uma casa eu necessito de alguns materiais”:
- Na medida em que as crianças forem
falando os materiais a professora deverá listá-los na lousa, lê-los com as
crianças e depois escrever no papel metro para afixá-lo na classe;
2º
momento:
Passeio pela comunidade para que as crianças observem os diferentes tipos de
casa ali existentes – se possível fotografá-las;
4º Dia: Retomando e relembrando o
passeio pela comunidade:
Conversar na rodinha:
· Ao observar as casas durante o passeio o que elas puderam
perceber?
· As casas são todas iguais? Por quê?
· Todas são feitas com os mesmos materiais?
· Será que todas as pessoas vivem em casas? Ou existem outros
tipos de moradias?
· Trabalhar com as crianças sobre os diferentes tipos de
moradias: casas, apartamentos, barracos, palafitas, ocas indígenas, casas de
pau a pique, e outras.
Para
casa: Com a ajuda do pessoal de casa pesquise em livros e revistas diferentes
tipos de moradias e cole nesta folha.
5º
Dia:
1º
momento: Reflexão sobre a escrita das palavras do poema: CASA
Colocar
novamente a música e cantar com as crianças apontando as palavras com o dedo no
cartaz;
·
Escrever a palavra CASA – em tiras de papel usando
diferentes tipos de letras: cursiva e de imprensa e apresentá-lo para as
crianças e pedir para que elas observem;
·
Entregar a letra do poema impressa para as crianças e pedir
para que elas localizem no poema a palavra casa, circulem e pintem;
·
Escrever a palavra CASA na lousa e pedir para que as
crianças leiam primeiro rapidamente, depois pausadamente: CA – SA batendo
palmas;
- QUESTIONAR:
· Quantas letras? Quantas sílabas?
· Qual a primeira letra? Qual a última letra? Quais as letras
intermediárias?
2º momento: escrita espontânea de
palavras e letras
·
Pedir para que as crianças escrevam a palavra CASA na mesa
usando o dedo;
·
Escrever a palavra casa no papel usando o dedo e tinta;
·
Pedir para que tentem escrevê-la na lousa da forma que
souberem;
·
Traçar a 1ª letra da palavra CASA na caixa de areia; sobre a
mesa; na folha de papel usando tinta guache;
·
Colar barbante sobre a letra: C
·
Modelar a letras da palavra CASA (com massinha);
·
Montar a palavra CASA usando letras móveis
·
Fazer bolinhas de papel crepom e ilustrar a letra: C;
Para
casa:
Entregar uma folha impressa para as crianças pedindo que elas procurem em
livros ou revistas palavras e figuras que comecem com a mesma letra inicial da
palavra CASA.
Na classe – retomar a atividade que passou
para casa e
· - Contextualizando - escrita das letras da palavra casa: C;
A; S; A. (de vez e uma de cada vez;
· Ensaio coreográfico do poema a CASA para no final ser
apresentado no Encontro de pais e mestres ou em recital dos pequenos poetas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Obrigada!