sábado, 10 de março de 2018

Saberes essenciais à prática educativa.

 Podem falar o que quiserem, mas na minha opinião, o grande educador brasileiro Paulo Freire foi e continua sendo referência na Educação. Ele assumiu o compromisso social de conscientizar, especialmente os jovens e adultos marginalizados,sem condições de usufruir uma vida digna para levá-los a  entender, criticar e lutar para  transformar a situação de opressão que viviam.

 Suas ideias de educação para mudança social fizeram com que se tornasse fonte de inspiração para educadores  do passado e do presente e acreditamos que também do futuro

Sua obra impregnada de otimismo e de esperança nos dá a certeza de que a Educação possibilita  a tão sonhada libertação,desde que a escola exerça realmente o seu papel de transformação social preparando alunos críticos e participativos,capazes de analisar e criticar a realidade e agir sobre ela modificando-a.


Paulo Freire escreveu diversas obras, entre ela, a Pedagogia do Oprimido, Educação e Mudança e Pedagogia da Autonomia, no qual  Paulo Freire descreve os saberes necessários à prática educativa.

Alguns saberes que são essenciais na prática pedagógica como a ética e a estética, a competência profissional, o respeito pelos saberes do educando e o reconhecimento da identidade cultural, rejeição de todas e quaisquer formas de discriminação, a reflexão crítica da prática pedagógica, a corporeificação, o saber dialogar e escutar, o querer bem aos educandos, ter alegria e esperança, ter liberdade e autoridade, curiosidade e consciência do inacabado.

Finalmente relata sobre a perseverança. Todo este processo de construção utópica exige uma profunda perseverança para transformar as dificuldades em um campo de possibilidades.


REFERÊNCIA:
FREIRE, PAULO Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33 ed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Obrigada!

Sugestão de sequência didática

      SEQUENCIA DIDÁTICA : IDENTIDADE TEMA : Família,nosso bem maior. Turma : 1º   e 2º ano.   SEQUENCIA DIDÁTICA CONTEÚDOS : ...