Podem
falar o que quiserem, mas na minha opinião, o grande educador
brasileiro Paulo Freire foi e continua sendo referência na Educação. Ele
assumiu o compromisso social de conscientizar, especialmente os jovens e
adultos marginalizados,sem condições de usufruir uma vida digna para
levá-los a entender, criticar e lutar para transformar a situação de
opressão que viviam.
Suas ideias de educação para mudança social fizeram com que se tornasse fonte de inspiração para educadores do passado e do presente e acreditamos que também do futuro
Suas ideias de educação para mudança social fizeram com que se tornasse fonte de inspiração para educadores do passado e do presente e acreditamos que também do futuro
Sua
obra impregnada de otimismo e de esperança nos dá a certeza de que a
Educação possibilita a tão sonhada libertação,desde que a escola exerça
realmente o seu papel de transformação social preparando alunos
críticos e participativos,capazes de analisar e criticar a realidade e
agir sobre ela modificando-a.
Paulo
Freire escreveu diversas obras, entre ela, a Pedagogia do Oprimido,
Educação e Mudança e Pedagogia da Autonomia, no qual Paulo Freire
descreve os saberes necessários à prática educativa.
Alguns saberes que são essenciais na prática
pedagógica como a ética e a estética, a competência profissional, o
respeito pelos saberes do educando e o reconhecimento da identidade
cultural, rejeição de todas e quaisquer formas de discriminação, a
reflexão crítica da prática pedagógica, a corporeificação, o saber
dialogar e escutar, o querer bem aos educandos, ter alegria e esperança,
ter liberdade e autoridade, curiosidade e consciência do inacabado.
Finalmente relata sobre a perseverança. Todo este processo de construção utópica exige uma profunda perseverança para transformar as dificuldades em um campo de possibilidades.
REFERÊNCIA:
FREIRE, PAULO Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33 ed.
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