sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Atividade de Língua Portuguesa -

                                         UMA BOA PESCARIA

             Gosto muito de pescar. Fico,às vezes, horas preparando as varas, os anzóis e as iscas. Tudo isso é para mim um grande divertimento.

             Ontem acordei de madrugada e saí para pescar. Escolhi um bom lugar `a  beira do rio e comecei a pescar. Enquanto esperava o peixe,apreciava as águas tranquilas do rio, que deslizavam suavemente,iluminadas pelos primeiros raios do sol.  Soprava um ventinho tão agradável! ...

             De repente, senti  um puxão na vara. Dei um pouco de linha para o peixe “ferrar” o anzol.  A linha ficou esticada. Hum... Parecia um peixe graúdo... zás... Puxei o anzol. Oh! Que logro! Era apenas uma piabinha à toa...
            
             Mas, não desanimei. Peguei   a  lata de minhocas e preparei  de novo o anzol. Daí a pouco fisguei um lindo gramatã; depois,uma traíra; em seguida, um jundiá avantajado...  Em pouco tempo minha cesta estava cheia de peixes.

             Quando o sol ficou alto, tomei o caminho de casa.  Como estava contente! Pensava no ótimo almoço que mamãe ia preparar com os peixes que levava.  Já esta com água na boca. Pudera!  Uma fritada  de  jundiá é a coisa mais gostosa do mundo!


Objetivos:
01 – Ler com pronúncia, pontuação e entonação
02 - Perceber a sequência dos fatos
03 – Explicar separação de sílabas
04 – Dizer palavras com 1 final
05 – Separar sílabas corretamente
06 – escrever no plural, palavras terminadas em 1.

Preparação
Estudo do vocabulário
Leitura silenciosa
Comentário:
1 – Com que fato se inicia a história?
2 – Que ocorre em seguida?
3 – Que acontece no final?
4 – Que título você daria ao segundo parágrafo?
5 – Leia o 4º parágrafo novamente. Qual o acontecimento mais importante deste trecho?
6 – O autor do texto pegou os peixes para se alimentar. Para que mais ele poderia pegar os peixes?
7 – Você concorda com autor quando ele diz no final do texto que “uma fritada de jundiá é a coisa mais gostosa do mundo.?Para você qual é a coisa mais gostosa do mundo?

Leitura Oral de todo o texto  ou...
* Ler partes do texto  que dizem isto ou aquilo...
Voltar ao texto:
01 – Veja no final de cada linha as palavras separadas. Por que isso aconteceu? Eu posso partir as palavras a meu modo? Como fazer? Explicar...
02 – Procurem no texto, palavras que terminem com L.
      Quem sabe me dizer outras palavras terminadas em “l”?
03 – Escolha 05 destas palavras e separe suas sílabas.
04 – Explicar como se faz o plural de palavras terminadas em l.

Escreva no plural:
- o anzol era pequeno  ________________________________
- o dia era agradável    ________________________________
- o sinal chamou Zezinho _____________________________
- O sinal era do hospital.

- Ditado: (completar)
                              A pescaria
É de manhãzinha
Popoca sai para pescar
Ele leva sua vara.
Ele leva seu _____ ____.
O ______ é para colocar peixe
Popoca fica à beira do rio.
Tudo está _____
Popoca espera....espera...
Ele _____ e puxa a vara.
E o peixe morde a isca.
Popoca ____ para casa.
Ele leva o peixe para o _____

Copia de um trecho da leitura para observar: 1. Parágrafo; 2. Iniciais maiúsculas: 3. Separação de sílabas no final da linha.

                                                                    Bom trabalho: Forte abraço,TSCouto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Obrigada!

Sugestão de sequência didática

      SEQUENCIA DIDÁTICA : IDENTIDADE TEMA : Família,nosso bem maior. Turma : 1º   e 2º ano.   SEQUENCIA DIDÁTICA CONTEÚDOS : ...