UMA BOA PESCARIA
Gosto
muito de pescar. Fico,às vezes, horas preparando as varas, os anzóis e as
iscas. Tudo isso é para mim um grande divertimento.
Ontem
acordei de madrugada e saí para pescar. Escolhi um bom lugar `a beira do rio e comecei a pescar. Enquanto
esperava o peixe,apreciava as águas tranquilas do rio, que deslizavam
suavemente,iluminadas pelos primeiros raios do sol. Soprava um ventinho tão agradável! ...
De
repente, senti um puxão na vara. Dei um
pouco de linha para o peixe “ferrar” o anzol.
A linha ficou esticada. Hum... Parecia um peixe graúdo... zás... Puxei o
anzol. Oh! Que logro! Era apenas uma piabinha à
toa...
Mas,
não desanimei. Peguei a lata de minhocas e preparei de novo o anzol. Daí a pouco fisguei um lindo
gramatã; depois,uma traíra; em seguida, um jundiá avantajado... Em pouco tempo minha cesta estava cheia de
peixes.
Quando
o sol ficou alto, tomei o caminho de casa.
Como estava contente! Pensava no ótimo almoço que mamãe ia preparar com
os peixes que levava. Já esta com água
na boca. Pudera! Uma fritada de
jundiá é a coisa mais gostosa do mundo!
Objetivos:
01 – Ler com pronúncia, pontuação e entonação
02 - Perceber a sequência dos fatos
03 – Explicar separação de sílabas
04 – Dizer palavras com 1 final
05 – Separar sílabas corretamente
06 – escrever no plural, palavras terminadas
em 1.
Preparação
Estudo do vocabulário
Leitura silenciosa
Comentário:
1 – Com que fato se inicia a história?
2 – Que ocorre em seguida?
3 – Que acontece no final?
4 – Que título você daria ao segundo
parágrafo?
5 – Leia o 4º parágrafo novamente. Qual o
acontecimento mais importante deste trecho?
6 – O autor do texto pegou os peixes para se
alimentar. Para que mais ele poderia pegar os peixes?
7 – Você concorda com autor quando ele
diz no final do texto que “uma fritada de jundiá é a coisa mais gostosa do
mundo.?Para você qual é a coisa mais gostosa do mundo?
Leitura Oral de todo o texto ou...
* Ler partes do texto que dizem isto ou aquilo...
Voltar ao texto:
01 – Veja no final de cada linha as palavras
separadas. Por que isso aconteceu? Eu posso partir as palavras a meu modo? Como
fazer? Explicar...
02 – Procurem no texto, palavras que terminem
com L.
Quem sabe me dizer outras palavras terminadas em “l”?
Quem sabe me dizer outras palavras terminadas em “l”?
03 – Escolha 05 destas palavras e separe suas
sílabas.
04 – Explicar como se faz o plural de
palavras terminadas em l.
Escreva no plural:
- o anzol era pequeno ________________________________
- o dia era agradável ________________________________
- o sinal chamou Zezinho _____________________________
- O sinal era do hospital.
- Ditado: (completar)
A
pescaria
É de manhãzinha
Popoca sai para pescar
Ele leva sua vara.
Ele leva seu _____ ____.
O ______ é para colocar peixe
Popoca fica à beira do rio.
Tudo está _____
Popoca espera....espera...
Ele _____ e puxa a vara.
E o peixe morde a isca.
Popoca ____ para casa.
Ele leva o peixe para o _____
Copia de um trecho da leitura para observar:
1. Parágrafo; 2. Iniciais maiúsculas: 3. Separação de sílabas no final da linha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Obrigada!