sábado, 7 de fevereiro de 2015

Atividades complementares 2º ano



    ATIVIDADE DIAGNÓSTICA DE  LINGUA PORTUGUESA

    Nome: ____________________________________________________
    Escola_____________________________________________________
    Data: _____________________________________________________
    Turma: ________        Ciclo: Ciclo Inicial de Alfabetização.

1. Leia o texto :

BOCA LIMPA COM ECONOMIA!

 Escovando os dentes com a torneira fechada há uma economia de 12 litros.   Assim, uma pessoa economizará 4.320 litros de água/ ano. Vamos economizar?


a) Qual é o assunto do texto?  _____________________________________

 b)Dê um outro título a esse texto: __________________________________
  _______________________________________________________________
2-Leia o texto abaixo:
 A sementinha 
 Dentro de um bagaço de laranja,já bastante ressecado,vivia uma sementinha.
   - Que tristeza- diziam todos.- Vai morrer ali sozinha.
   -Que nada! –dizia  ela.- Eu vou sair deste bagaço e viverei para sempre! Só estou esperando um vento forte para me levar.
 Um dia,passou um vento forte e...zum! Levou a pequena semente e a 
depositou num bom terreno.
    -  Não falei?- disse a sementinha. – Dentro em breve,vai brotar de mim uma laranjeira que dará lindas flores e saborosos frutos. Eles alimentarão  muitas crianças. E deitou-se na terra fofa e macia para receber as lágrimas da chuva sobre seu rostinho seco.
                                   ( D Olim Marote. A sementinha.Editora Ática- 1993
A quem se referem as expressões marcadas no texto:

a)   ali
b)  ela
c)   eles
_________________________________________________________________________________

3-Leia o texto abaixo:


O PATINHO FEIO

  Era verão quando nasceu o Patinho Feio. Surgiu de dentro de um ovo tão grande que todos pensaram  tratar-se de um ovo de peru que por acaso caira num ninho de pata.
   -Que patinho mais feio!- ouvia ele quando sua mãe o levava pelo quintal.(...)
  O Patinho Feio sentia-se tão infeliz e malquisto que resolveu fugir. Atravessou os campos e encontrou alguns patos selvagens.
  - Como você é feio!- disseram-lhe também.
  Mas aceitaram sua companhia,contanto que jamais se casasse com uma pata selvagem..(...) Decidiu partir novamente,aceitando um convite dos gansos que o chamavam para voar.
 - Você é feio demais!- comentaram os gansos. – Você é tão feio que acabamos gostando do seu jeito.
  Mas, antes que o Patinho Feio alçasse vôo, seus amigos foram mortos por caçadores e ele se viu só mais uma vez.
(...)
  Quando chegou a primavera,cansado e triste, o Patinho Feio avistou as aves mais lindas que já encontrara na vida. Eram cisnes que nadavam num rio. Aproximou-se e, pela primeira vez,olhou para as águas e viu seu reflexo.Descobriu que era um cisne como eles. Por um instante lembrou-se do tempo em que era maltratado e perseguido. Depois,moveu as asas que brilhavam sob o sol e também pela primeira vez sentiu-se feliz.

Recontada por Marcelo Coelho. Vice-versa ao contrário.Companhia das letrinhas,1993.


As expressões marcadas no texto dão idéia de:

a)   Causa
b)  Fim
c)   Lugar
d)  Tempo.
 __________________________________________________________

4)VOCÊ SABIA?

Os caramujos são os animais mais lentos do mundo. Alguns caramujos  conseguem se mover somente vinte centímetros,vivem em todos os continentes do mundo,menos nos gelados. Comem plantas que viram musgo e algas.



  1. Um caramujo pode medir:
a)   três centímetros.
b)  Cinco centímetros.
c)   Dez centímetros

  1. Os caramujos vivem em todos os continentes,menos nos:
a)   quentes
b)  mornos
c)   gelados.

  1. Os caramujos são:
a)   animais
b)  algas
c)   plantas.

  1. Este tipo de texto é:
a)   uma poesia
b)  uma anedota
c)   uma informação.

 ______________________________________________________________________________
Leia:

 O Veado e a  moita 

   Perseguido pelos caçadores,um pobre veado escondeu-se bem quietinho dentro da cerrada moita.
   O abrigo era tão seguro que nem os cães o viram. E o veado salvou-se. Mas, ingrato e imprudente,passado o perigo, esqueceu o benefício e pastou a benfeitora.
   Comeu toda a folhagem.
   Fez e pagou.
   Dias depois,voltaram os caçadores. O veado correu à procura da moita,mas a pobre moita,sem folhas,não pode escondê-lo e o triste animalzinho acabou estraçalhado pelos dentes dos cães impiedosos.
  

a)   Em que lugar ocorre a narrativa? ___________________________
b)  Quem são os personagens?________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

c)   O grande problema da história acontece porque o veado:
(  ) Escondeu-se na moita.
(  ) Foi salvo pela moita.
(  ) Correu para a moita
(  ) Pastou a moita.

     6.Leia a palavra seguro. A última sílaba da palavra seguro é

A) (  )   gu                                       

B) (  )   ro                                     

     C) (  )   se

  1. Observe a frase abaixo:

O veado imprudente pastou a moita tão logo passou o perigo.
    



  A frase acima tem ______ palavras.

 a) 9
 b) 11
 c) 10


   7.Escreva palavras que a sua professora vai ditar:













8. Escreva uma  legenda para cada desenho:

                                                    


               ____________________________               ______________________




   __________________________________________________________________________

9. Leia o texto abaixo: 

Pipoca

INGREDIENTES:
1 XÍCARA DE CHÁ DE MILHO DE PIPOCA
1 COLHER DE SOPA DE ÓLEO

SAL A GOSTO


MODO DE PREPARO:
:
LEVE AO FOGO UMA PANELA COM O ÓLEO. QUANDO AQUECER ACRESCENTE O MILHO E TAMPE A PANELA. QUANDO COMEÇAR A ESTOURAR, BALANCE A PANELA ATÉ QUE TODOS OS GRÃOS ESTEJAM ESTOURADOS. RETIRE DO FOGO E COLOQUE O SAL.
                                       
                        (Manual de Receitas da Magali. Ed. Globo)

 a) Qual é  a sua função social do texto acima?
     (   ) Informar como se produz milho.
     (   ) Ensinar a fazer pipoca.
     (   ) Divertir

 b)Onde, normalmente,esse gênero textual circula?
     (   ) Revistas de piadas.
     (   ) Livros de receitas.
     (   ) Dicionários
 c)Quais as características desse texto:


      (  ) Têm duas partes:Ingredientes e modo de fazer.
      (  ) Os ingredientes são listados em tópicos.
      (  ) O modo de preparo  é a parte mais importante.
     

10. De que livro foi retirado  este texto? ________________________

 

 

 

 

 

 

 

 

 


      




  
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Obrigada!

Sugestão de sequência didática

      SEQUENCIA DIDÁTICA : IDENTIDADE TEMA : Família,nosso bem maior. Turma : 1º   e 2º ano.   SEQUENCIA DIDÁTICA CONTEÚDOS : ...