quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Tipos de Atividades.



ATIVIDADES DE INTRODUÇÃO

Essas atividades devem levar os alunos a se familiarizarem com conteúdos e conhecimentos. É um momento importante, no sentido de apurar o conhecimento prévio que o aluno detém e tomá-lo como ponto de partida para o planejamento da ação pedagógica.
CARACTERÍSTICAS
Sondagem do conhecimento prévio do aluno; o professor é o leitor/escritor; são simples; em sua maioria são atividades orais; deve ser oferecido variedades de modelos para que o aluno se familiarize com o que está sendo apresentado (ex. Convite); quando são atividades de produção escrita,  devem ser coletivas. O trabalho com os eixos deve ser feito em “teia”, para que uns possibilitem o desenvolvimento dos outros.
ATIVIDADES DE ENSINO
Estas atividades são aquelas que têm como objetivo principal o domínio pelo aluno do conhecimento em foco .
CARACTERÍSTICAS
Envolvem os cinco sentidos dos alunos; possibilitam aos alunos: experimentar, vivenciar, construir e desconstruir hipóteses, trocar idéias, argumentar e contra-argumentar com os colegas e professor(a); trabalhadas depois das atividades de introdução das capacidades; são dinâmicas; são interativas; trabalhadas em grupos ou individualmente;  utiliza pouco material mimeografado; o papel professor, nessas atividades, é o de mediador entre o sujeito (aluno) e o objeto de conhecimento (código escrito); o trabalho com os eixos deve ser feito em “teia”, para que uns possibilitem o desenvolvimento dos outros.
ATIVIDADES DE CONSOLIDAÇÃO
Consolidar o processo de aprendizagem dos alunos, sedimentando os avanços em seus conhecimentos e capacidades.
CARACTERÍSTICAS
Exercitam o que foi aprendido; possuem ordens diretas (faça, ligue, escreva , etc.); trabalhadas em grupos ou individualmente; desenvolvem a autonomia do aluno; utilizam um número maior de material mimeografado; o professor tem o papel de apoiar e ajudar a resolver dificuldades individuais ou do grupo.
ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO
Atividades, nas quais o aluno deverá mobilizar todos os conhecimentos aprendidos, para realizá-las de forma autônoma.
CARACTERÍSTICAS
Avalia o processo e as  aprendizagens; possuem ordens diretas (faça, ligue, escreva,etc.); são realizadas individualmente, em sua maioria, para possibilitar a avaliação individual; desenvolvem a autonomia do aluno; o professor tem o papel de acompanhar o processo e esclarecer dúvidas no sentido de possibilitar o maior entendimento da atividade proposta.
ATIVIDADES PARA RETOMADA
São atividades para retomada de conceitos e ou capacidades que foram objeto de ensino em momentos anteriores. Retomar como pré-requisito para aprendizagens mais elaboradas; retomar para relembrar o aprendido; retomar para consolidar o que ainda não   foi consolidado.

CARACTERÍSTICAS DAS  ATIVIDADES PARA RETOMAR
Diferenciadas e interessantes (jogos); trabalhadas com grupos diferenciados; dinâmicas; consideram o que o aluno já sabe; o  professor deve ficar atento às dificuldades individuais dos alunos e atendê-las durante a realização das atividades e, se for necessário, em momentos diferenciados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Obrigada!

Sugestão de sequência didática

      SEQUENCIA DIDÁTICA : IDENTIDADE TEMA : Família,nosso bem maior. Turma : 1º   e 2º ano.   SEQUENCIA DIDÁTICA CONTEÚDOS : ...