ATIVIDADES DE INTRODUÇÃO
Essas
atividades devem levar os alunos a se familiarizarem com conteúdos e
conhecimentos. É um momento importante, no sentido de apurar o conhecimento
prévio que o aluno detém e tomá-lo como ponto de partida para o planejamento
da ação pedagógica.
CARACTERÍSTICAS
Sondagem
do conhecimento prévio do aluno; o professor é o leitor/escritor; são
simples; em sua maioria são atividades orais; deve ser oferecido variedades
de modelos para que o aluno se familiarize com o que está sendo apresentado
(ex. Convite); quando
são atividades de produção escrita, devem ser coletivas. O
trabalho com os eixos deve ser feito em “teia”, para que uns
possibilitem o desenvolvimento dos outros.
|
ATIVIDADES DE ENSINO
Estas
atividades são aquelas que têm como objetivo principal o domínio pelo
aluno do conhecimento em foco .
CARACTERÍSTICAS
Envolvem
os cinco sentidos dos alunos; possibilitam aos alunos: experimentar, vivenciar, construir e
desconstruir hipóteses, trocar idéias, argumentar e contra-argumentar com os
colegas e professor(a); trabalhadas depois das
atividades de introdução das capacidades; são
dinâmicas; são interativas; trabalhadas em grupos ou
individualmente; utiliza
pouco material mimeografado; o papel professor, nessas atividades, é o de mediador entre o sujeito
(aluno) e o objeto de conhecimento (código escrito); o
trabalho com os eixos deve ser feito em “teia”, para que uns
possibilitem o desenvolvimento dos outros.
|
ATIVIDADES
DE CONSOLIDAÇÃO
Consolidar o processo de
aprendizagem dos alunos, sedimentando os avanços em seus conhecimentos
e capacidades.
CARACTERÍSTICAS
Exercitam
o que foi aprendido; possuem ordens diretas (faça, ligue, escreva ,
etc.); trabalhadas em grupos ou individualmente; desenvolvem
a autonomia do aluno; utilizam um número maior de material mimeografado; o
professor tem o papel de apoiar e ajudar a resolver dificuldades individuais
ou do grupo.
|
ATIVIDADES
DE AVALIAÇÃO
Atividades,
nas quais o aluno deverá mobilizar todos os conhecimentos
aprendidos, para realizá-las de forma autônoma.
CARACTERÍSTICAS
Avalia
o processo e as aprendizagens; possuem
ordens diretas (faça, ligue, escreva,etc.); são realizadas individualmente, em sua
maioria,
para possibilitar a avaliação individual; desenvolvem
a autonomia do aluno; o professor tem o papel de acompanhar o processo e
esclarecer dúvidas no sentido de possibilitar o maior entendimento da
atividade proposta.
|
ATIVIDADES
PARA RETOMADA
São
atividades para retomada de conceitos e ou capacidades que foram objeto de ensino em
momentos anteriores. Retomar como pré-requisito para aprendizagens mais
elaboradas; retomar para relembrar o aprendido; retomar para consolidar
o que ainda não foi consolidado.
CARACTERÍSTICAS
DAS ATIVIDADES PARA RETOMAR
Diferenciadas
e interessantes (jogos); trabalhadas com grupos diferenciados; dinâmicas;
consideram o que o aluno já sabe; o
professor deve ficar atento às dificuldades individuais dos alunos e
atendê-las durante a realização das atividades e, se for necessário, em
momentos diferenciados.
|
Olá,Sou professora e especialista em Educação. .Após me dedicar por mais de quatro décadas à Educação em todos os seus níveis,por amor a Educação,decidi criar este cantinho onde pudesse compartilhar opiniões e experiências adquiridas .Seja muito bem vindo(a).
quarta-feira, 24 de agosto de 2016
Tipos de Atividades.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sugestão de sequência didática
SEQUENCIA DIDÁTICA : IDENTIDADE TEMA : Família,nosso bem maior. Turma : 1º e 2º ano. SEQUENCIA DIDÁTICA CONTEÚDOS : ...
-
Sequência Didática: Trabalhando com o poema a Casa de Vinícius de Moraes. A Casa Vinicius de Moraes Era uma casa muito engraçad...
-
TEMA : Família,nosso bem maior. Turma : 1º e 2º ano. SEQUENCIA DIDÁTICA CONTEÚDOS : PROJETO IDENTIDADE · ...
-
Escola:____________________________________________________ Nome: ____________________________________________________ Ano:__...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Obrigada!