SEQUENCIA
DIDÁTICA: “BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS”- 2º ANO
Tempo
previsto: 3 semanas.
OBJETIVO
GERAL: Ampliar o repertório dos
brinquedos e brincadeiras conhecidos pelas crianças, possibilitando contato com
outros brinquedos que não fazem parte de seu dia a dia, permitindo a
aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento.
Objetivos
específicos:
1. Reviver e elaborar brinquedos,
realizando brincadeiras que dizem muito sobre o tempo, a cultura e as
características de cada lugar.
2 Reconhecer a importância dos
brinquedos e brincadeiras, como elementos da cultura local.
3 Promover a socialização e
interação afetiva entre criança e família.
4.Refletir sobre as
correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a
escrever palavras e textos.
5.Produzir texto atendendo a
finalidade e as características do gênero, tendo o professor como escriba- a
criança pode ditar e o professor escreve.
6. Revisar coletivamente o texto
durante o processo de escrita em que o professor é o escriba, retomando as
partes já escrita e planejando os trechos seguintes.
7. Participar de interações orais,
questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.
CONTEÚDOS:
Os brinquedos e as brincadeiras
no tempo e no espaço.
Texto instrucional.
ETAPAS:
I
MOMENTO:
Leitura para deleite: pique
esconde.
*LEIA A POESIA. FAÇA UM BELO DESENHO A SUA VOLTA, DEIXANDO-A BEM
BONITA E NA SEGUNDA-FEIRA LEVE-A PARA ESCOLA. FAREMOS UM BELO VARAL DE POESIAS:
PIQUE - ESCONDE
O MACACO BRINCALHÃO,
FAZENDO PALHAÇADA
QUER BRINCAR DE PIQUE - ESCONDE
COM TODA BICHARADA.
O COELHO BEM LIGEIRO
FOI PARA TRÁS DE UM COQUEIRO.
MAS, E AGORA?
DEIXOU AS ORELHAS DE FORA!
O FILHOTE DE ELEFANTE, ATRÁS DO MATINHO,
FICOU BEM ESCONDIDINHO.
MAS, E AGORA?
DEIXOU A TROMBA DE FORA!
O GAMBÁ ENTROU NUMA TOCA
E SE ESCONDEU BEM DIREITINHO.
MAS, E AGORA?
ESPALHOU O CHEIRINHO LÁ FORA!
A ARARA DEPOIS DE MUITO TRABALHO
CONSEGUIU SE ESCONDER.
NÃO DEIXOU NADA DE FORA...
MAS, E AGORA?
A MATRACA FEZ BARULHO,
O SEU BICO NÃO CALOU,
E NUM INSTANTE, O MACACO A ENCONTROU.
PORTA ABERTA: ISABELLA CARPANEDA; ANGIOLINA GRAGANÇA, FTD
NOME DO ILUSTRADOR:
DATA:
Conversar com as crianças para assistir ao vídeo para assistir ao vídeo:
Retratos da Infância (por Cria Mineira). (Texto de fundamentação em anexo).
Após o vídeo realizar uma roda de
conversa sobre os brinquedos e brincadeiras que aparecem nas telas e no livro,
comparando com os que as crianças usam no dia a dia.
A partir
desse filme o professor poderá fazer os seguintes questionamentos:
Quais brincadeiras estão
retratadas no vídeo?
Você já participou de alguma
dessas brincadeiras? Quais?
II
MOMENTO:
Convidar as crianças para que, em
duplas, produzam uma lista dos brinquedos e brincadeiras que elas participam no
seu dia a dia.
As crianças deverão socializar as
listas construídas para que o professor construa, coletivamente, uma lista com
o nome dos brinquedos e brincadeiras da turma e a indicação das quantidades
para a construção de um gráfico. Essa lista deverá ser feita em um cartaz para
que possa ser usada posteriormente.
Durante a escrita coletiva da
lista, o professor deverá chamar a atenção para a escrita das palavras: quantas
letras, quais letras usar etc. e ao mesmo tempo solicitar que os alunos
comparem a escrita da lista individual com a lista coletiva.
III
MOMENTO:
Solicitar para que, em casa,
realizem uma pesquisa com seus pais, tios ou avós, sobre os brinquedos que
usavam na sua infância. (As crianças levarão para casa um questionário, para
que tenhamos um melhor resultado da pesquisa).
IV
MOMENTO:
1.Solicitar que as crianças
socializem como foi a experiência de entrevistar os pais sobre os brinquedos e
brincadeiras do seu tempo.
2.Tabular, coletivamente, os dados
trazidos pelas crianças montando um gráfico para comparar com o gráfico da
turma. Após a construção dos gráficos o professor deverá discutir com as
crianças:
Quais os
brinquedos e brincadeiras que mais aparecem nos dois gráficos?
Quais os
brinquedos e brincadeiras que menos aparecem nos dois gráficos?
Os
brinquedos e brincadeiras são diferentes? Por que você acha que isso acontece?
Quando
nossos pais eram crianças eles compravam ou construíam os brinquedos? O que
você a acha disso?
Você
percebe alguma diferença nos brinquedos utilizados no tempo de
seus pais e os que vocês usam hoje?
Você acha
que a tecnologia contribuiu para a diferença entre os brinquedos de
antigamente e os brinquedos de hoje?
V
MOMENTO:
1. Convidar as crianças para
construírem um brinquedo que possa ser usado pela turma.
2. Listar quais materiais as
crianças deverão trazer no dia da confecção do brinquedo.
3. Explicar para as crianças como
será o processo de construção do brinquedo e orientá-las no momento da
confecção.
VI
MOMENTO:
1. Convidar as crianças para
construírem, coletivamente, um texto instrucional com os passos da confecção do
brinquedo construído pela turma.
2.Retomar, oralmente, as etapas de
construção, fazendo um roteiro do que será escrito: título, materiais
necessários, como fazer, como usar.
3. Produzir o texto escrito, tendo o
professor como escriba. (A revisão do texto poderá ser feita durante a própria
escrita.)
4.Após a escrita coletiva as crianças deverão registrar o texto em uma folha para que possam compartilhar com as crianças de outra turma.
5.Convidar outra turma para um momento de brincadeira com os brinquedos confeccionados.
4.Após a escrita coletiva as crianças deverão registrar o texto em uma folha para que possam compartilhar com as crianças de outra turma.
5.Convidar outra turma para um momento de brincadeira com os brinquedos confeccionados.
A turma deverá eleger um representante para explicar, à turma convidada, o processo pelo qual passaram até a confecção do brinquedo e em seguida entregar às crianças o texto construído pela turma.
Fazer a leitura do texto e logo após realizar brincadeiras com os brinquedos construídos.
AVALIAÇÃO:
O professor deverá acompanhar o
desenvolvimento e a participação das crianças em todas as atividades, verificar
e marcar no quadro dos direitos de aprendizagem – MEC- quais direitos foram
trabalhados e como foi o desempenho das crianças nos mesmos.
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