sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Sequência Didática- Brinquedos e brincadeiras.



SEQUENCIA DIDÁTICA: “BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS”- 2º ANO


Tempo previsto: 3 semanas.

OBJETIVO GERAL: Ampliar o repertório dos brinquedos e brincadeiras conhecidos pelas crianças, possibilitando contato com outros brinquedos que não fazem parte de seu dia a dia, permitindo a aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento.

Objetivos específicos:
       1.  Reviver e elaborar brinquedos, realizando brincadeiras que dizem muito sobre o tempo, a cultura e as características de cada lugar.

      2  Reconhecer a importância dos brinquedos e brincadeiras, como elementos da cultura local.

        3   Promover a socialização e interação afetiva entre criança e família.

        4.Refletir sobre as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos.

        5.Produzir texto atendendo a finalidade e as características do gênero, tendo o professor como escriba- a criança pode ditar e o professor escreve.

      6. Revisar coletivamente o texto durante o processo de escrita em que o professor é o escriba, retomando as partes já escrita e planejando os trechos seguintes.

      7. Participar de interações orais, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.

CONTEÚDOS:

          Os brinquedos e as brincadeiras no tempo e no espaço.
          Texto instrucional.

ETAPAS:

I MOMENTO:
       Leitura para deleite:  pique esconde.

*LEIA A POESIA. FAÇA UM BELO DESENHO A SUA VOLTA, DEIXANDO-A BEM BONITA E NA SEGUNDA-FEIRA LEVE-A PARA ESCOLA. FAREMOS UM BELO VARAL DE POESIAS:

PIQUE - ESCONDE

O MACACO BRINCALHÃO,
FAZENDO PALHAÇADA
QUER BRINCAR DE PIQUE - ESCONDE
COM TODA BICHARADA.

O COELHO BEM LIGEIRO
FOI PARA TRÁS DE UM COQUEIRO.
MAS, E AGORA?
DEIXOU AS ORELHAS DE FORA!

O FILHOTE DE ELEFANTE, ATRÁS DO MATINHO,
FICOU BEM ESCONDIDINHO.
MAS, E AGORA?
DEIXOU A TROMBA DE FORA!

O GAMBÁ ENTROU NUMA TOCA
E SE ESCONDEU BEM DIREITINHO.
MAS, E AGORA?
ESPALHOU O CHEIRINHO LÁ FORA!

A ARARA DEPOIS DE MUITO TRABALHO
CONSEGUIU SE ESCONDER.
NÃO DEIXOU NADA DE FORA...
MAS, E AGORA?
A MATRACA FEZ BARULHO,
O SEU BICO NÃO CALOU,
E NUM INSTANTE, O MACACO A ENCONTROU.

                                       PORTA ABERTA: ISABELLA CARPANEDA; ANGIOLINA GRAGANÇA, FTD

NOME DO ILUSTRADOR:
DATA:


        Conversar com as crianças  para assistir ao vídeo para assistir ao vídeo: Retratos da   Infância (por Cria Mineira). (Texto de fundamentação em anexo).
      Após o vídeo realizar uma roda de conversa sobre os brinquedos e brincadeiras que aparecem nas telas e no livro, comparando com os que as crianças usam no dia a dia.

A partir desse filme o professor poderá fazer os seguintes questionamentos:
        Quais brincadeiras estão retratadas no vídeo?
        Você já participou de alguma dessas brincadeiras? Quais?

II MOMENTO:

          Convidar as crianças para que, em duplas, produzam uma lista dos brinquedos e brincadeiras que elas participam no seu dia a dia.
          As crianças deverão socializar as listas construídas para que o professor construa, coletivamente, uma lista com o nome dos brinquedos e brincadeiras da turma e a indicação das quantidades para a construção de um gráfico. Essa lista deverá ser feita em um cartaz para que possa ser usada posteriormente.
         Durante a escrita coletiva da lista, o professor deverá chamar a atenção para a escrita das palavras: quantas letras, quais letras usar etc. e ao mesmo tempo solicitar que os alunos comparem a escrita da lista individual com a lista coletiva.

III MOMENTO:

     Solicitar para que, em casa, realizem uma pesquisa com seus pais, tios ou avós, sobre os brinquedos que usavam na sua infância. (As crianças levarão para casa um questionário, para que tenhamos um melhor resultado da pesquisa).

IV MOMENTO:

       1.Solicitar que as crianças socializem como foi a experiência de entrevistar os pais sobre os brinquedos e brincadeiras do seu tempo.
      2.Tabular, coletivamente, os dados trazidos pelas crianças montando um gráfico para comparar com o gráfico da turma. Após a construção dos gráficos o professor deverá discutir com as crianças:
Quais os brinquedos e brincadeiras que mais aparecem nos dois gráficos?
Quais os brinquedos e brincadeiras que menos aparecem nos dois gráficos?
Os brinquedos e brincadeiras são diferentes? Por que você acha que isso acontece?
Quando nossos pais eram crianças eles compravam ou construíam os brinquedos? O que você a acha disso?
Você percebe alguma diferença nos brinquedos utilizados no tempo de seus pais e os que vocês usam hoje?
Você acha que a tecnologia contribuiu para a diferença entre os brinquedos de antigamente e os brinquedos de hoje?


V MOMENTO:

         1. Convidar as crianças para construírem um brinquedo que possa ser usado pela turma.
         2. Listar quais materiais as crianças deverão trazer no dia da confecção do brinquedo.
      3. Explicar para as crianças como será o processo de construção do brinquedo e orientá-las no momento da confecção.

VI MOMENTO:

       1. Convidar as crianças para construírem, coletivamente, um texto instrucional com os passos da confecção do brinquedo construído pela turma.
        2.Retomar, oralmente, as etapas de construção, fazendo um roteiro do que será escrito: título, materiais necessários, como fazer, como usar.
        3. Produzir o texto escrito, tendo o professor como escriba. (A revisão do texto poderá ser feita durante a própria escrita.)
      4.Após a escrita coletiva as crianças deverão registrar o texto em uma folha para que possam compartilhar com as crianças de outra turma.      
    5.Convidar outra turma para um momento de brincadeira com os brinquedos confeccionados.
     
      A turma deverá eleger um representante para explicar, à turma convidada, o processo pelo qual passaram até a confecção do brinquedo e em seguida entregar às crianças o texto construído pela turma.
    
      Fazer a leitura do texto e logo após realizar brincadeiras com os brinquedos construídos.


AVALIAÇÃO:

      O professor deverá acompanhar o desenvolvimento e a participação das crianças em todas as atividades, verificar e marcar no quadro dos direitos de aprendizagem – MEC- quais direitos foram trabalhados e como foi o desempenho das crianças nos mesmos.
    
                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Obrigada!

Sugestão de sequência didática

      SEQUENCIA DIDÁTICA : IDENTIDADE TEMA : Família,nosso bem maior. Turma : 1º   e 2º ano.   SEQUENCIA DIDÁTICA CONTEÚDOS : ...