terça-feira, 27 de março de 2012

Trabalhando com o texto.



                     Algumas  sugestões para  trabalhar com  um texto parte I

                           A leitura (e interpretação)  deve ser dada todos  os dias, no mínimo, durante  trinta (30)  minutos-  aproximadamente e em todos os demais conteúdos trabalhados no dia.
                           A professora deve analisar o trecho ( ou  todo o texto),verificando como poderá explorá-lo:
Que habilidades ou capacidades  poderá desenvolver. Escolher uma ou duas para cada texto..
                          Em seguida, passa a imaginar  em que momento da aula de leitura as focalizará. Na incentivação? Na direção da leitura silenciosa? Na direção da leitura oral? Nas atividades relacionadas? Todas as cinco partes lhe oferecem oportunidades para o   desenvolvimento da compreensão. Por que não aproveita-las?

                         Mas como levar o aluno a pensar, a interpretar, a comparar, a situar , a compreender?  Por meio de perguntas. É claro que não é o único recurso mas é um dos melhores.
                         A professora pensa nas perguntas, planeja-as em relação à habilidades que quer desenvolver. Não se esqueça de que diferentes perguntas desenvolvem diferentes habilidades.

01- PERCEBER IDEIAS BÁSICAS DO TEXTO.
                        .Que parte chamou mais a sua atenção?
                        .Que trecho da história explica melhor a ilustração?
                        .Qual o motivo do título da história?
                        .Que título poderia você dar da a esta história?
                       . Que nome daria você ao parágrafo? ( dizer o número do parágrafo).
                       . Qual o acontecimento mais importante deste trecho?
                       .Que aconteceu a determinado personagem?
                       .Quais os pontos principais da história?
                       .Qual o assunto básico  do texto?
                       .Copie em seu caderno  as frases (ou idéias ) que você achou mais importante.

02-ENCONTRAR PORMENORES.
                        Qual o nome dos personagens?
                       .Qual a característica do personagem tal?
                       .Onde ocorreu tal fato? Qual palavra expressa o local?
                       .Em que dia? – Qual palavra expressa  isso?
                       .Quem fez isto assim,assim?
                       .Qual a sua opinião sobre isso? Se fosse você faria assim? Por quê?
                       .Como fez? Poderia ter sido diferente? Como poderia  ter sido?
                       .O texto esclarece no seu ___ parágrafo sobre.........  Assinale a frase que contém esta proposta.

03-PERCEBER A SEQUÊNCIA DOS FATOS
                       . Quais as partes principais da história?
                       . Com que fato se inicia história?
                       . Que ocorre em seguida?
                       . Que acontece no final?


04-ANTECIPAR IDEIAS; QUANDO INTERROMPE A LEITURA DE UM TRECHO PARA INDAGAR:
                      . Na sua opinião como será resolvido este problema?
                      . Que consequência terá este fato?
                      . Como acabará esta história? Etc.

                                                                                                            continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Obrigada!

Sugestão de sequência didática

      SEQUENCIA DIDÁTICA : IDENTIDADE TEMA : Família,nosso bem maior. Turma : 1º   e 2º ano.   SEQUENCIA DIDÁTICA CONTEÚDOS : ...