Algumas sugestões para trabalhar com um texto parte I
A
leitura (e interpretação) deve ser dada
todos os dias, no mínimo, durante trinta (30)
minutos- aproximadamente e em
todos os demais conteúdos trabalhados no dia.
A
professora deve analisar o trecho ( ou
todo o texto),verificando como poderá explorá-lo:
Que habilidades ou capacidades poderá desenvolver. Escolher uma ou duas para
cada texto..
Em
seguida, passa a imaginar em que momento
da aula de leitura as focalizará. Na incentivação? Na direção da leitura
silenciosa? Na direção da leitura oral? Nas atividades relacionadas? Todas as
cinco partes lhe oferecem oportunidades para o
desenvolvimento da compreensão. Por que não aproveita-las?
Mas como
levar o aluno a pensar, a interpretar, a comparar, a situar , a compreender? Por meio de perguntas. É claro que não é o
único recurso mas é um dos melhores.
A
professora pensa nas perguntas, planeja-as em relação à habilidades que quer
desenvolver. Não se esqueça de que diferentes perguntas desenvolvem diferentes
habilidades.
01- PERCEBER IDEIAS BÁSICAS DO TEXTO.
.Que
parte chamou mais a sua atenção?
.Que
trecho da história explica melhor a ilustração?
.Qual o
motivo do título da história?
.Que
título poderia você dar da a esta história?
. Que nome
daria você ao parágrafo? ( dizer o número do parágrafo).
. Qual o
acontecimento mais importante deste trecho?
.Que
aconteceu a determinado personagem?
.Quais os pontos principais
da história?
.Qual o
assunto básico do texto?
.Copie em
seu caderno as frases (ou idéias ) que
você achou mais importante.
02-ENCONTRAR PORMENORES.
Qual o nome dos personagens?
.Qual a
característica do personagem tal?
.Onde
ocorreu tal fato? Qual palavra expressa o local?
.Em que dia? – Qual palavra
expressa isso?
.Quem fez isto assim,assim?
.Qual a
sua opinião sobre isso? Se fosse você faria assim? Por quê?
.Como fez? Poderia ter sido diferente? Como
poderia ter sido?
.O texto
esclarece no seu ___ parágrafo sobre.........
Assinale a frase que contém esta proposta.
03-PERCEBER A SEQUÊNCIA DOS FATOS
. Quais as partes
principais da história?
. Com que fato se inicia
história?
. Que ocorre em seguida?
. Que acontece no final?
04-ANTECIPAR IDEIAS; QUANDO INTERROMPE A LEITURA DE UM TRECHO PARA
INDAGAR:
. Na sua opinião como
será resolvido este problema?
. Que consequência terá este fato?
. Como acabará esta
história? Etc.
continua...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Obrigada!