terça-feira, 27 de março de 2012

Trabalhando com o texto... continuação.


05- DAR OPINIÕES
       .Você acha que fulano deveria ter feito assim?
       .Você acha que ele agiu bem?
       .Quem estava com a razão?
       .Co você  explicaria as expressões: (dizer uma por uma e aguardar a resposta).
      . Tente resumir o texto com suas palavras.
       .Escolha três (03) palavras das que aprendeu a partir do texto e empregue-as em frases suas.

06 INTERPRETAR A REAÇÃO DOS PERSONAGENS
       . Que lhe revela tal fato a respeito de tal personagem?
        .Que você achou da atitude de X?
        .Por que Y teria dito tal coisa?
        .Como agiria você nesta situação?,

07-TIRAR CONCLUSÕES OU FAZER INFERÊNCIAS
        .Por que aconteceu tal fato?
        .Por    que não obteve Fulano  o que desejava?
        .Que deveria ter feito para consegui-lo?
       . Que você achou de tal acontecimento?
        .Que concluiu?

08-APRECIAR ASPECTOS LITERÁRIOS DA PÁGINA IMPRESSA:
        .Que achou da redação deste texto?
        .Qual a passagem mais poética?
        .Qual a mais descritiva?
        .Por quê este diálogo nos parece tão real?
        .Onde está a beleza desta poesia?

09-DESENVOLVER A IMAGINAÇÃO:
         .Se fosse você como faria?
         .Dê um novo final para a história.

10-POSICIONAR-se FRENTE AO TEXTO:
         .O que é que o autor quer transmitir?
         .Você concorda com o autor?
         .Você discorda?
        . O que poderia ser diferentes?

         Escolhido o texto, verificadas as habilidades que precisa desenvolver e que melhor se coadunam com a página selecionada,planejadas as perguntas e o momento em que as fará o(a) professor(a) estará pronto(a) para dar a sua aula de leitura.
          Devemos exigir de nossos alunos,respostas corretas e completas, com início,meio e fim e escrita correta .
         Professora, sei que, com sua criatividade encontrará muitas outras maneiras de realmente explorar um texto com seus alunos. Esta que aqui apresento, é apenas mais uma contribuição. Bom trabalho! Muita paz! Professora Terezinha  das Graças S Couto.

  
                                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Obrigada!

Sugestão de sequência didática

      SEQUENCIA DIDÁTICA : IDENTIDADE TEMA : Família,nosso bem maior. Turma : 1º   e 2º ano.   SEQUENCIA DIDÁTICA CONTEÚDOS : ...