Atividades permanentes
1-trabalho
com o alfabeto
Todos os
dias cantar a parlenda suco gelado:
SUCO
GELADO
CABELO
ARREPIADO
QUAL É A
LETRA DO SEU
MELHOR AMIGUINHO:
MELHOR AMIGUINHO:
A-B-C-D-E......
Sempre apontar as letras no alfabeto que deve
ser fixado acima do quadro negro.
Primeiro
ir na sequência e depois saltando. Cada dia um aluno vai apontar as letras no
alfabeto para a sala ir falando.
Fazer
esse tipo de atividade até que todos sejam capazes de reconhecer e nomear todas
as letras e saber a sequência alfabética.
Obs.: Após cantar conversar com as
crianças sobre afetividade. Que fala a música? Letra do namorado? Criança está na idade de namorar? Só de brincadeira
não é gente? Está na idade de quê mesmo? Muito bem! Está na idade de estudar,brincar,
aprender a ajudar a família em casa...
2-Trabalho
com o calendário
Trabalhar
o dia do mês
o ano
o mês
que dia
ou mês vem antes ou depois de...
trabalhar
o clima desenhando abaixo de cada quadrinho com o dia do mês, como está o tempo
e no final do mês fazer tabelas e gráficos: quantos dias chuvosos, nublados,
ensolarados
Trabalhar
primeiro dia da semana, os nomes dos dias ( fazer um cartaz com um nome abaixo
do outro na ordem, e fixar na parede, fazer também um de números com as
escritas por extenso dos mesmos e um com os meses do ano - Esse material é
necessário, eles usam como suporte para a escrita autônoma).
3_ Leitura pelo professor
Ler no
início da aula, um livro, uma receita, um poema, uma música, ou seja, use
variedade textual, vários gêneros e autores. Use estratégias diferentes
para prender a atenção dos mesmos (mude o tom de voz para cada personagem, faça
mistério, deixe para ler o final depois, pergunte o que acham que vai acontecer
depois de certa parte do livro (instigue de forma que leiam as entrelinhas, o
implícito e o explicito). Faça também leitura por capítulos.
4 Leitura
compartilhada
Pode-se fazer
duas vezes por semana. Os alunos acompanham a leitura na cópia do pequeno texto que recebem.( EM LETRA DE FORMA MAIÚSCULA E ILUSTRADO PARA FACILITAR A COMPREENSÃO)
Trabalhar com textos de memória, cantigas, trava línguas...... Depois da leitura podem ilustrar o texto se não tiver já imagem e depois colam no caderno de texto ou outro.
Trabalhar com textos de memória, cantigas, trava línguas...... Depois da leitura podem ilustrar o texto se não tiver já imagem e depois colam no caderno de texto ou outro.
Você
também pode aproveitar o texto para fazer a leitura de ajuste onde pede para
encontrarem e grifarem as palavras que você pedir.
5- Roda
da conversa
Uma vez
por semana, com as crianças dispostas em círculos, discutir fatos ocorridos na
escola, no bairro, no mundo. Falamos sobre sentimentos, afetivo: criança
namora? O que faz uma criança? Trabalhar também assuntos ligados à ciência,
consumo, ética, convivência, fatos históricos...
6-Roda
literária
Todo
final de semana as crianças levam gibis, livros ou revistas para leitura e para
compartilhar o prazer da mesma com os familiares.
Então, na segunda feira , fazer a roda literária
onde os alunos fazem indicações do que leram. Leiam esse livro porque... Eu
indico esse livro porque... Ou não indico essa leitura porque.... Eles fazem um
breve resumo da obra (oralmente)
7-
Fazendo a contagem de aluno
Contar as
crianças que estão na sala.Quantas meninas, quantos meninos. e fazer a conta,
no canto da lousa, para descobrirmos quantos alunos faltaram
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Obrigada!