terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

INCLUSÃO

Precisamos estar atentos à INCLUSÃO, não apenas dos alunos com deficiência, mas de todos os alunos que apresentam dificuldade para aprender. Segundo Maria Teresa Mantoan, a inclusão obriga o sistema educacional a se repensar, a descobrir novas formas de ensinar. Portanto, ao planejar as suas aulas o professor precisa decidir que flexibilizações precisará fazer para que todos os alunos possam trabalhar e avançar no processo de aprendizagem. Essas flexibilizações a serem feitas referem-se a quatro aspectos, que são:

1. ESPAÇO – adaptação do ambiente escolar para permitir a participação do aluno deficiente em todas as atividades desenvolvidas na sala de aula (a organização dos alunos na sala de aula precisa ser pensada no planejamento, portanto esses alunos não podem ficar de fora das atividades planejadas para a turma);

2. RECURSOS OU MATERIAIS- no momento do planejamento da aula o professor precisa estar atento às dificuldades dos alunos, muitas vezes precisará criar recursos ou materiais adaptados para que todos possam realizar as atividades propostas;

3. TEMPO alguns alunos precisarão de um tempo maior para dar conta das atividades propostas (o MEC sugere que esse aspecto seja trabalhado em parceria com o A.E.E. Atendimento Educacional Especializado que deve ser no contraturno);

4. CONTEÚDO – o professor precisa estar atento para que o aluno avance no processo de aprendizagem, muitas vezes precisará selecionar partes do conteúdo ensinado, aquilo que é essencial para ele conhecer.

 É de fundamental importância que durante o desenvolvimento das atividades planejadas, o professor tenha como meta principal permitir a todos os  alunos o efetivo domínio da escrita alfabética, assim como também permitir-lhes a reflexão sobre o uso da língua escrita como meio de acesso aos diversos gêneros e suportes textuais presentes no nosso cotidiano.

 O professor precisa estar atento ao seu planejamento para que o trabalho de análise e reflexão do sistema de escrita esteja combinado com os outros eixos da língua: produção escrita, leitura e linguagem oral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Obrigada!

Sugestão de sequência didática

      SEQUENCIA DIDÁTICA : IDENTIDADE TEMA : Família,nosso bem maior. Turma : 1º   e 2º ano.   SEQUENCIA DIDÁTICA CONTEÚDOS : ...