quinta-feira, 28 de setembro de 2017

PSICOMOTRICIDADE- 2



Sugestões de Atividades apresentadas  aos os professores  para trabalhar a PSICOMOTRICIDADE .

Aula 2- Esquema Corporal.

Sugestões de atividades para desenvolver o ESQUEMA CORPORAL
-         Trabalho com espelho: as crianças se observam e também ao colega nomeando as diversas partes do corpo e suas funções;
-         Desenho das partes do corpo, recortes e montagens de bonecos;
-         Colocar roupas em bonecos e despi-los;
-         Tocar no colega identificando, com os olhos vendados as partes do corpo;
-         Movimentar o corpo ao som de músicas;
-         Musicalização envolvendo as partes do corpo;
-         Jogos envolvendo posições e formas criadas com o corpo. 

Sugestões de atividades para desenvolver a LATERALIDADE
-         Telefone sem fio;
-         Conduzir a bola com o pé e chutar;
-         Carregar a bola com uma única mão;
-         Imitar: subindo a escada, subindo em ônibus...;
-         Jogar a bola para cima e apanhar com uma das mãos;
-         Pegar o bastão;
-         Olhar pelo buraco de um cone ou papel, como se fossem binóculo;
-         Riscar linhas no chão;
-         Atividades artísticas de recorte e picote;
-         Picar a bola, etc...

Sugestões de atividades para desenvolver a ORIENTAÇÃO ESPACIAL
-         Jogo das setas;
-         Imitação de gestos;
-         Brincadeira dos espelhos;
-         Sequência de gestos;
-         Fazer linhas no chão quadriculadas e orientar a criança para a direção que devem seguir: para     a porta, para a janela, para trás...;
-         Saltar dentro, fora, em cima, longe dos objetos;
-         Variar a posição dos objetos: para cima, deitados, em pé...;
-         Verificar no corpo o que se usa para cima, para baixo...;
-         Correr lateralmente, para trás, etc...

Sugestões de atividades para desenvolver a ORIENTAÇÃO TEMPORAL
-          Fixar na parede cartazes com dias da semana e do mês;
-     Fazer com as crianças um cartaz individual com os dias da semana, neste as crianças/desenharão e farão anotações das atividades que mais gostam;
-          Brinquedos cantados e musicalização;
-          Bandinha musical;
-          Jogos coletivos;
-          Atividades rítmicas;
-          Cartaz com os termos da meteorologia;
-        Questionar as atividades que fizeram no dia anterior ou as que fizeram antes do lanche (estão mais próximas),etc...;

MOTRICIDADE AMPLA
A) Sugestões de atividades para desenvolver a COORDENAÇÃO DA DINÂMICA GERAL
-         Jogos de pega pega;
-         Engatinhar recolhendo objetos;
-         Grandes jogos de movimentos amplos:  macaco na roda,seu lobo quer sair, etc;
-         Pular obstáculos e sem cair;
-         Pular corda;
-         Imitar usando todo corpo, bichos que andam rapidamente e lentamente;
-         Correr entre obstáculos (tacos, latinhas etc. com passos largos e curtos;
-         Sentar em várias posições
-         Dançar em diversos ritmos;
-         Jogos com pneus, bolas, arcos, cordas, bastões e outros.

B) Sugestões de atividades para desenvolver o EQUILÍBRIO 
     ESTÁTICO:
-         De aviãozinho com o pé servindo de apoio;
-         Pular sobre uma caixa e permanecer na posição;
-         Colocar um pé para trás e apoiar-se no outro;
-         Ficar igual a uma estátua;
-         Permanecer parado e com os olhos fechados;
-         Manter-se com as nádegas no chão com as mãos e os pés erguidos;

   DINÂMICO:
-     Caminhar sobre uma linha, nas pontas dos pés, de calcanhar...;
-      Caminhar sobre tacos, tijolos, cordas;
-      Saltar com um pé só, pular corda com um pé só;
-      Andar para frente e para trás sobre um obstáculo;
-      Andar sobre linhas curvas e sinuosas com objetos sobre a cabeça;
-     Fazer exercícios dentro dos limites estabelecidos e sobre uma tábua localizada a alguns    centímetros do chão;
-     Correr entre obstáculos sem derruba-los, etc;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Obrigada!

Sugestão de sequência didática

      SEQUENCIA DIDÁTICA : IDENTIDADE TEMA : Família,nosso bem maior. Turma : 1º   e 2º ano.   SEQUENCIA DIDÁTICA CONTEÚDOS : ...