Segundo Emílio Figueira.
Conforme já foi dito, para se fazer a inclusão de fato, não basta simplesmente garantir a matrícula do aluno com algum tipo de necessidade educativa especial NEE na escola regular Esta medida é integração da criança simplesmente e não inclusão;
Conforme já foi dito, para se fazer a inclusão de fato, não basta simplesmente garantir a matrícula do aluno com algum tipo de necessidade educativa especial NEE na escola regular Esta medida é integração da criança simplesmente e não inclusão;
Se a escola dita inclusiva não passar por adaptações de grande porte de responsabilidade dos governos dos entes federados, e de pequeno porte de responsabilidade das escolas, precisam estar especializando seus docentes para saberem como ensinar a esses alunos especiais.
Disse Emílio Figueira:
É preciso que a escola inclusiva passe por adaptações de grande porte (de responsabilidade exclusivas dos órgãos federais, estaduais e municipais) e de pequeno porte, cabendo aos professores se especializarem para saber como transmitir ensinamentos para esses alunos especiais. Assim, eis as principais características que as escolas inclusivas precisam ter:
1
- direcionamento para a comunidade: na escola inclusiva o processo educativo é
entendido como um processo social, em que todas as crianças com
necessidades especiais e de distúrbios de aprendizagem têm direito à
escolarização a mais próxima possível do normal. O alvo a ser alcançado é a
integração da criança com deficiência na comunidade;
2
- vanguarda: uma escola inclusiva é uma escola líder em relação às demais. Ela
se apresenta como a vanguarda de processo educacional. Seu objetivo maior é
fazer com que a escola atue por meio de todos seus escalões para possibilitar a
integração das crianças que dela fazer parte;
3
- altos padrões: há em relação às escolas inclusivas altas expectativas do
desempenho por parte de todas as crianças envolvidas. O objetivo é fazer com
que as crianças atinjam seu potencial máximo. O processo deverá ser dosado de
acordo com as necessidades de cada criança;
4
- colaboração e cooperação: os participantes da escola privilegiam as relações
sociais, tendo em vista a criação de uma rede de autoajuda;
5
- mudança de papéis e responsabilidades: a escola inclusiva muda os papéis
tradicionais dos professores e da equipe técnica da escola. Os professores se tornam
mais próximos dos alunos quando percebem suas maiores dificuldades. O suporte
ao professor de classe comum é essencial.
[Fonte: "O que é educação inclusiva?". Leny Magalhães Mrech, Revista
Integração, número 20, 1998.]
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