domingo, 9 de fevereiro de 2025

Inclusão ou Integração?

Segundo Emílio Figueira.

Conforme já foi dito, para se fazer a inclusão de fato, não basta simplesmente garantir a matrícula do aluno com algum tipo de necessidade educativa especial NEE na escola regular  Esta medida é integração da criança simplesmente e não inclusão;

 Se a escola dita inclusiva  não passar por adaptações de grande porte de responsabilidade dos governos dos entes federados, e de pequeno porte de responsabilidade das escolas, precisam estar especializando seus docentes para saberem como ensinar a esses alunos especiais.

Disse Emílio Figueira:

É preciso que a escola inclusiva passe por adaptações de grande porte (de responsabilidade exclusivas dos órgãos federais, estaduais e municipais) e de pequeno porte, cabendo aos professores se especializarem para saber como transmitir ensinamentos para esses alunos especiais. Assim, eis as principais características que as escolas inclusivas precisam ter:
 
1 - direcionamento para a comunidade: na escola inclusiva o processo educativo é entendido como um processo social, em que todas as crianças com necessidades especiais e de distúrbios de aprendizagem têm direito à escolarização a mais próxima possível do normal. O alvo a ser alcançado é a integração da criança com deficiência na comunidade; 

2 - vanguarda: uma escola inclusiva é uma escola líder em relação às demais. Ela se apresenta como a vanguarda de processo educacional. Seu objetivo maior é fazer com que a escola atue por meio de todos seus escalões para possibilitar a integração das crianças que dela fazer parte; 

3 - altos padrões: há em relação às escolas inclusivas altas expectativas do desempenho por parte de todas as crianças envolvidas. O objetivo é fazer com que as crianças atinjam seu potencial máximo. O processo deverá ser dosado de acordo com as necessidades de cada criança; 

4 - colaboração e cooperação: os participantes da escola privilegiam as relações sociais, tendo em vista a criação de uma rede de autoajuda;

5 - mudança de papéis e responsabilidades: a escola inclusiva muda os papéis tradicionais dos professores e da equipe técnica da escola. Os professores se tornam mais próximos dos alunos quando percebem suas maiores dificuldades. O suporte ao professor de classe comum é essencial.


[Fonte: "O que é educação inclusiva?". Leny Magalhães Mrech, Revista Integração, número 20, 1998.]


 

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